PDA

Ver Versão Completa : Gravação de conversa telefônica em computador



P3NT4GONO
19 May 2007, 17:59
Usar o PC para gravar conversas telefônicas é muito mais prítico e barato do que usar um gravador convencional, além de ter uma capacidade de gravação de centenas de horas, visto que o íudio é gravado em um arquivo no disco ràgido do micro. Além disso, você pode ainda converter os arquivos de íudio para MP3, para ocuparem menos espaço ainda no disco ràgido, ou até mesmo gravar os arquivos como um CD de íudio para que as conversas telefônicas gravadas possam ser ouvidas em qualquer CD player.

Até pouco tempo atrís modems com recurso de voz (modems "voice") eram muito populares no mercado. Estes modems tinham como recurso extra a secretíria eletrônica, um sistema de viva-voz e o sistema de gravação de conversas telefônicas. Por desconhecimento dessas capacidades, a maioria dos usuírios sequer sabia que o modem era capaz de efetuar estas tarefas, e os fabricantes acabaram por retirar estes recursos nos modelos mais novos para baratear o modem.

Alguns modems mais modernos têm uma saàda chamada TAD (Telephony Answering Device), que pode ser usada para ligar o modem à placa de som, através de um cabo similar ao usado na conexão do CD-ROM à placa de som. Através desta conexão é possàvel gravar conversas telefônicas usando a sua placa de som. Para isso, é necessírio que a sua placa de som tenha também uma entrada TAD e você instale o cabo ligando o modem à placa de som.

Com a popularização da Internet banda larga, cada vez menos usuírios têm modems instalados no micro. A solução para transformar o PC em um gravador de conversas telefônicas é a construção de um pequeno circuito que descrevemos a seguir. Este circuito é muito simples e barato de ser montado, você não deverí gastar nem R$ 10 montando ele. Mesmo um usuírio sem conhecimentos aprodundados de eletrônica conseguirí montí-lo sem muita dificuldade. As peças que você precisarí comprar são: um resistor 4K7 x 1/2 W, um capacitor 220 nF x 200 V, dois diodos zener 5 V x 1 W, um potenciômetro de 10 K logaritmo (que servirí como controle de volume) e um plugue P2 mono macho. Hí ainda um transformador telefônico. Para baratear o equipamento, sugerimos que você simplesmente remova o transformador de um modem velho (2.400 bps, por exemplo). Veja na Figura 2 como é este transformador usado por modems.

http://tecnociencia.jor.br/comunidade/arqautor/afaribeiro/imageview.jpg

Figura 1: Esquema do grampo telefônico.

http://tecnociencia.jor.br/comunidade/arqautor/afaribeiro/imageview1.jpg

Figura 2: Transformador usado em modems.

Depois de montado o circuito, basta ligí-lo de um lado na linha telefônica e do outro na entrada Mic In da placa de som. Para gravar as conversas, você precisarí de um programa de gravação, como o Sound Forge. Na falta de um programa, use o Gravador de Som do próprio Windows. Como a qualidade da linha telefônica não é alta, você pode gravar na qualidade 11.025 Hz mono para que o arquivo gravado fique o menor possàvel.

Atenção: Gravação de conversas telefônicas sem autorização da outra parte é crime. Você só pode gravar conversas telefônicas com o consentimento das pessoas que estão conversando.


fonte: Tecnociência

_Garc_
20 May 2007, 18:45
Especialidade dos jornalistas ^^

riptorforever
30 May 2007, 06:06
gostei :lol:

fabiomoreno
30 May 2007, 12:15
Muito legal!

Pra quem usa Fax Modem tem um programinha chamado MODEM SPY que grava conversas. Vc liga no modem a linha telefônica no LINE e o aparelho telefônico no PHONE. A partir daà vc coloca o programinha pra gravar e faz sua ligação normal. Isso jí é bem manjado rs..mas funciona.


T+

M4f10u5
05 Jun 2007, 15:58
legal.