Resultados 1 a 5 de 5

Instalando O Linux No Pc, sem dor de cabeça

1 - Faça backup do que for importante nu teu PC
    se você puder, use outro HD pra instalar o linux. eu perdi uns preciosos Mb quando fui instalar o Red Hat 5 aki uma vez, e sei como dói ver akele trabalhinho pra segunda-feira que vem indo pro ralo.

2 - Separe uma partição pro linux
    o povo tinha a cultura de meter uma partição primíria que ocupasse todo o HD pra usar o ruindows, felizmente hoje em dia é diferente. o pessual geralmente faz 2 ou mais partições e usa uma pro ruindows, outra pros bagulhos. antes d colocí o CD do linux no drive certifique-se de ter separado uma partição pro linux.

3 - Cuidado, MUITO cuidado quando chegar na parte do particionador
    bom, você jí fez td certin e tí instalando o bichão no PC.

aà chega na parte do gerenciador de partições, a parte que pelo menos pra mim dí um mó frio na espinha.

tenha em mente o seguinte: nu teu PC existem (geralmente) 4 portas IDE pra ligar ele, elas serão no linux:

primírio master: /dev/hda
    primírio slave: /dev/hdb
    secundírio master: /dev/hdc
    secundírio slave: /dev/hdd

as partições no teu HD vão corresponder aos links de leitura de dispositivos no /dev, sendo contado as partições "de dentro pra fora" do disco.

não entendeu nada? tí bom, eu explico... (nem era pra você entende, era soh pra mostrí que eu sow inteligêntio!! hohoho....)

se você tem 1 HD, cada um com 3 partições. estas no linux serão:

/dev/hda1 <- vai ser a primeira partição no linux, equivalente ao C:
    /dev/hda2 <- a segunda partição do HD, equivalente ao D:
    /dev/hda3 <- a tercera partição.... ah c jah ta entendendu neh??...

se você põe na IDE secundíria, o bixo fica assim:

/dev/hdc1
    /dev/hdc2
    /dev/hdc3

pegow no ar essa neh? (pow tomara bixo... hehehehehe...)

na hora do instalador ele vai t perguntar em que partissaum você quer instalar ele, aew COM MUITO CUIDADO você seleciona a partição que você quer, define o ponto de montagem dela como sendo / e autoriza ela a formatar.

4 - Rezar, orar ou fazer um despacho

fazendu tudo isso basta não mexer em nada, dê um NEXT lí. esse negócio de criar mais pontos de montagem é coisa pra hackerzinho que picou o HD em 15 partições e usa uma pros programas, otra pra arquivos pessoais, etc... isso era muito feito nos tempos do sistema de arquivos ext2, porque ele era mtu lento e se você desligasse o PC í toa ele danificava, e soh formatando resolvia. logicamente, td o que você tinha lah ia pro ralo.

hoje em dia com o advento do ReiserFS, XFS e ext3 issu não c faz mais útil. o míximo que você pode fazer dentru dos padrões da economia d tempo é criar uma partissaum /home separada e instalar uns 3 linux no PC. assim, você vai ter os mesmos arquivos e configz nas 3 distros. obviamente, você precisa mandar montar as 3 em /home pra partissaum que você criou.

5 - Verificar tudo
    caso você tenha redimensionado a partição, recomendo você dí uma verificada pra v c os arquivos estaum inteiros. esse negocio d espremer td numa partissaum menor nunca me inspirou confiança. mans é mtu dificil que alguma coisa se danifique após uma instalação de linux. ah sim, edite o seu /etc/fstab pra você poder acessar seus bagulhos de ruindows no linux tbm ok!

http://www.webtutoriais.com/open.php?cut=2830

Newbie
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    !up
    ;]

Muito bom

Isso ajudara usuarios do windows virar user-linux

Re: Muito bom

Citação Postado originalmente por Lords Torvalds
    Isso ajudara usuarios do windows virar user-linux
    Tomara 8)

Bom, Linux ira ser tanto ultilizado pela populacao...que quando o pinguim crescer mais um pokinho...irar dar um tapa tao grande na cara da microsoft que jama ouviremos falar em RUINDOWNS ...ESPERO NEH :wink:

Tópicos Similares

1. Instalando programas no linux
    Por neguinhomf no fórum Linux / Unix / FreeBSD
    Respostas: 42
    Último Post: 22 Jan 2012, 21:34
  2. Instalando Xen 3.3.0 no Debian Lenny Linux
    Por Maxadov no fórum Linux / Unix / FreeBSD
    Respostas: 2
    Último Post: 17 Aug 2009, 11:31
  3. [Tutorial] Instalando Red Hat Linux
    Por souzadc no fórum Linux / Unix / FreeBSD
    Respostas: 5