Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15
    Hacker
    Data de Ingresso
    May 2006

Antes de Postar Procure a Resposta de suas Perguntas Aqui

Antes de Postar Procure a Resposta de suas Perguntas Aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Galera é o seguinte estava dando uma olhada no site guia do hardware e encontrei uma pagina só de duvidas relacionadas a info vou postar aqui pra vcs darem uma olhada antes de postarem novas mensagens

---------------------------------------------------------------------------------------

Comprei um disco ràgido Samsung SP1604N de 160 GB e ele é reconhecido como sendo de 136 GB. Minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-6VMM-L. O que eu devo fazer?

Placas-mãe antigas como a sua só reconhecem discos ràgidos de até 127 GB (?136 GB?, a diferença de valores estí no fato que 1 GB = 2^30 mas os fabricantes consideram como 10^9). A solução nesses casos é um upgrade de BIOS da sua placa-mãe (disponàvel em http://www.gigabyte.com.tw) ou então, caso o upgrade de BIOS não resolva, usar o programa instalador fornecido pelo fabricante do disco ràgido. Neste caso é necessírio reformatar o disco usando este programa, fazendo com que você perca todos os seus dados. O programa para o seu disco é chamado Disk Manager e pode ser baixado em http://www.samsung.com/Products/HardDis ... /index.htm.

---------------------------------------------------------------------------------------

É verdade que em discos ràgidos maiores que 40 GB hí a necessidade de se colocar um cooler especàfico para evitar superaquecimento da peça e evitar a sua queima?

Discos ràgidos atualmente esquentam bastante, mas a instalação de um cooler não é obrigatória, independentemente da sua capacidade. O uso de um cooler estí mais ligado ao número de rotações por minuto (rpm) do disco do que à sua capacidade, sendo recomendado para discos de 7.200 rpm e 10.000 rpm. Como dissemos, não é um item obrigatório, porém recomendado para auxiliar no aumento da vida útil do seu disco ràgido.

É verdade que em discos ràgidos maiores que 40 GB hí a necessidade de se colocar um cooler especàfico para evitar superaquecimento da peça e evitar a sua queima?

Discos ràgidos atualmente esquentam bastante, mas a instalação de um cooler não é obrigatória, independentemente da sua capacidade. O uso de um cooler estí mais ligado ao número de rotações por minuto (rpm) do disco do que à sua capacidade, sendo recomendado para discos de 7.200 rpm e 10.000 rpm. Como dissemos, não é um item obrigatório, porém recomendado para auxiliar no aumento da vida útil do seu disco ràgido.

Gostaria de saber o que é e para que servem discos ràgidos IDE e SCSI. São modelos? Quando usar um ou outro? SCSI é somente para servidores ou podem ser usados em micros domésticos?

IDE e SCSI dizem respeito ao tipo de interface que o disco ràgido usa com o computador, ou seja, como a transmissão de dados é feita. Internamente discos IDE e SCSI são idênticos. Discos ràgidos IDE atualmente podem usar dois tipos de inteface, paralela, com taxa de transmissão míxima de 100 MB/s (ATA/100) ou 133 MB/s (ATA/133), ou serial (Serial ATA), com taxa de transmissão míxima de 150 MB/s (SATA/150) ou 300 MB/s (SATA/300, ainda raros). Os discos SCSI tradicionalmente obtêm uma maior taxa de transferência, atualmente na faixa de 320 MB/s. Os discos SCSI podem ser instalados em micros comuns sim, mas o problema é o custo. Toda placa-mãe tem uma interface IDE embutida, não necessitando de nenhuma placa extra para a instalação de discos IDE. No caso dos discos SCSI, além de eles serem mais caros, hí a necessidade de se instalar uma placa SCSI, que também é relativamente cara. Por isso acabam ficando limitados ao mercado de servidores. Além da velocidade, uma vantagem do padrão SCSI é que as placas SCSI atualmente permitem a conexão de até 15 dispositivos SCSI por porta, enquanto o padrão IDE paralelo só permite dois dispotivos IDE por porta, enquanto o IDE serial só permite um dispositivo por porta.

Gostaria de saber se hí muita diferença em desempenho de um disco ràgido Serial ATA (SATA) para um disco IDE. A instalação é a mesma do IDE ou requer outros procedimentos?

A taxa de transferência míxima teórica dos discos Serial ATA é de 150 MB/s, enquanto que o dos discos ATA/100 é de 100 MB/s e dos discos ATA/133 é de 133 MB/s. Assim, em teoria os HDs SATA são mais rípidos. Só que na prítica a história não é bem assim, porque essas são as taxas míximas da porta e não do disco. Existem discos SATA realmente mais rípidos do que discos ATA/133, enquanto existem discos ATA/133 mais rípidos do que discos SATA. Isso vai depender do modelo que você estiver comparando e parâmetros como velocidade de rotação do disco e tamanho do buffer de dados. A instalação de discos Serial ATA é diferente. Fisicamente, o conector usado é outro e você precisa usar outro cabo, que vem com a placa-mãe, e instalar uma ponta no disco e a outra em uma porta Serial ATA disponàvel em sua placa-mãe. Na hora de instalar o sistema operacional o procedimento é também diferente. No caso do Windows XP, ao dar o boot com o CD-ROM de instalação, você precisarí pressionar a tecla F6 para fazer o sistema carregar o driver Serial ATA que vem com a placa-mãe em um disquete para que o sistema reconheça o disco ràgido e você possa instalí-lo.

Tenho um Pentium MMX-233 com 128 MB de RAM e um HD Western Digital de 10 GB que estí com bad block. Toda vez que instalo o Windows 98 SE ou o Windows ME ele fica lento e indo em Painel de Controle, Sistema, Gerenciador de Dispositivos, ele acusa que hí um problema no Controlador IDE Primírio (fifo duplo). Acessando ele, me dí a informação: "Este dispositivo não estí presente, não estí funcionando corretamente ou não tem todos os drivers instalados. (Code 10)". Tento reinstalar os drivers IDE mas aparece que o melhor driver jí estí instalado, não me dando outra opção. O que faço para corrigir este erro?

Este problema apresentado pelo Windows é comum e a sua solução é a instalação do driver IDE do fabricante do chipset da sua placa-mãe. O primeiro passo, portanto, é saber qual é a marca do chipset da sua placa. Isso pode ser descoberto usando um dos seguintes programas: Sandra, Everest ou Hwinfo (http://www.clubedohardware.com.br/pagin ... d_hardware). Após descobrir o fabricante, baixe o driver apropriado em http://www.clubedohardware.com.br/pagin ... s_chipsets. Em relação ao seu disco ràgido que estí com bad block, este é um problema que tende a ser progressivo, isto é, seu disco pode aparecer de uma hora para outra com mais íreas danificadas, fazendo com que você perca dados armazenados. Nossa sugestão é que você troque o seu disco ràgido. Uma outra alternativa é rodar o utilitírio de diagnósticos do fabricante do seu disco (Western Digital, no seu caso: http://support.wdc.com/download/dlg/dlgdiag28.zip) para ver o que o programa diz.

Eu instalei o Windows XP e agora quero voltar para o Windows ME. Não consigo formatar o disco ràgido porque o Windows XP converteu o sistema de arquivo para NTFS e o Windows ME não reconhece NTFS, somente FAT32. Gostaria de saber como faço pra mudar o sistema de arquivo de volta para FAT32 para poder formatar o meu disco ràgido.

Use os programinhas Wipeout (http://www.lurkhere.com/~nicefiles/wipeout.zip) ou Delpart (http://www.russelltexas.com/delpart.htm) para apagar a sua partição NTFS. Você precisarí descompactar um desses programas em um disquete e dar boot com um disquete de boot do Windows ME e então rodar o programa. Após apagar as partições do seu disco ràgido, inicie o processo normal de instalação do Windows ME.

Tenho um disco ràgido Samsung de 40 GB e quando estou usando o micro de vez enquanto ele dí uns "estalinhos" baixos e o micro fica lento. Quando ligo o micro de novo, o disco não é reconhecido pela míquina e durante o processo de reconhecimento ele fica "estalando". Se mexo nos cabos ele volta a funcionar.

O problema pode ser da placa-mãe, do cabo, da fonte de alimentação ou do próprio disco ràgido. Para saber qual peça estí com problemas, instale o seu disco ràgido em outra míquina sabidamente boa (use um cabo que você saiba que esteja bom). Se nessa nova míquina o disco funcionar sem problemas, então o defeito estí em uma das outras peças listadas e você terí de testar por substituição. Se o problema se repetir, então é realmente o seu disco ràgido que estí com problemas e deve ser substituàdo, jí que nesta condição ele poderí queimar de vez a qualquer momento.

Tenho um HD Western Digital Protégé de 20 GB, baixei o programa de diagnósticos e ele me informou o código de erro "0159 - SMART ERROR". Como não sei do que se trata, você pode me ajudar? O problema que ele vem apresentando é que trava, ou seja, estí funcionando normalmente e repentinamente ele píra.

Este seu HD estí defeituoso e deve ser trocado por um novo. SMART significa Self-Monitoring, Analysys and Report Tool, um sistema de diagnósticos existente internamente no disco ràgido que informa que o disco ràgido estí para pifar de vez, permitindo que você faça backup dos seus dados antes de ele parar de vez. Nossa recomendação, portanto, é que você faça backup dos seus dados e troque o seu disco ràgido.

Tenho um disco ràgido Seagate ST32122A de 2 GB e nunca foi usado. Coloquei-o em meu micro e ele não foi reconhecido, meu micro é um Pentium-75 com 32 MB de RAM. Tentei também em outros micros mais modernos e mesmo assim nada. Tem algum jeito ou programa que possa reconhecê-lo?

Se você instalou corretamente o cabo de alimentação e o cabo de dados do disco ràgido, seu jumper de configuração estí posicionado corretamente na posição "master" e ele não é reconhecido pela função de detecção de discos ràgidos do setup da míquina, você deve testí-lo em outra míquina que você tenha certeza que esteja funcionando corretamente, usando outro cabo de dados. Se nesta outra míquina ele não for reconhecido pelo setup em sua opção de detecção, significa que seu disco estí queimado e não hí o que ser feito. Importante notar que em micros antigos, como o seu, você deve selecionar a opção de detecção de discos ràgidos manualmente no setup (através do comando Autodetect Hard Disk ou similar), ao contrírio do que ocorre em micros modernos, onde esta opção é executada de forma automítica quando você liga o micro.

Hí 1 ano e 1 mês eu adquiri um disco ràgido da Western Digital e por muito azar ele veio a dar problemas um mês depois da suposta garantia, digo suposta porque não me lembro qual era o prazo, mas a loja em que comprei disse-me que era este. O HD é reconhecido no BIOS e no Windows XP, mas ao tentar acessí-lo vem a dor-de-cabeça: trava o Explorer. Na tentativa de formatí-lo o Windows XP só chega a 3%! Ainda não tentei outras formas de formatação. Hí alguma solução?

A garantia dos discos ràgidos da Western Digital é de um ano para os modelos da série Protégé, Caviar e externos, de três anos para os modelos da série Caviar SE e cinco anos para os modelos da série Raptor. As informações completas sobre a garantia deste fabricante você encontra em português em http://support.wdc.com/bp/warranty/policy.asp Nesse seu caso, o correto a fazer é rodar o utilitírio de diagnósticos do fabricante. Todo fabricante de discos ràgidos disponibiliza em seu site uma ferramenta de diagnósticos que deve ser usada em casos como esse. No caso da Western Digital, esta ferramenta chama-se DLG Diagnostic e pode ser baixado em http://support.wdc.com/download/#diagutils Após rodar este utilitírio ele gerarí um relatório dizendo se o disco estí realmente com problemas ou não. Em caso de problemas, o utilitírio normalmente indica um código de erro ou gera um código de RMA (Retorno de Mercadoria Avariada). Quando o disco ainda estí na garantia normalmente este utilitírio precisa ser rodado para a geração deste número para que o fabricante substitua o disco defeituoso

Como faço para instalar o Windows em um HD Serial ATA?

Logo na primeira tela de instalação do Windows XP, pressione a tecla F6. Isto irí fazer com que o Windows peça o driver do chip Serial ATA (dispositivo adicional). Pouco tempo depois o Windows pedirí o driver do dispositivo adicional. Basta inserir o disquete que acompanha a placa-mãe contendo o driver Serial ATA e você conseguirí instalar o Windows sem problemas. Se você perdeu este disquete, você deverí baixar o driver do chip Serial ATA no site do fabricante da sua placa-mãe e descompactí-lo em um disquete.

Tenho com um disco ràgido de 20 GB da Western Digital modelo WD200EB-00CSF0, mas o meu computador, um Pentium III, só reconhece o disco como sendo de 8 GB. Jí tentei particionar pelo Fdisk mas não adianta.

O problema é da placa-mãe e não do disco ràgido. Placas-mãe antigas só reconhecem discos de até 8 GB. Para resolver este problema, você tem que efetuar um upgrade de BIOS no seu micro. Para isso, você terí de descobrir a marca e o modelo do fabricante da sua placa, ir no site do fabricante da placa, baixar o BIOS e atualizí-lo. Para descobrir o fabricante da sua placa, use programas como o Sandra ou o Hwinfo (http://www.clubedohardware.com.br/pagin ... d_hardware). A atualização de BIOS consiste em dois arquivos, um executível (programador) e um arquivo de dados (normalmente com a extensão .rom ou .bin). Você deve rodar o executível e carregar o arquivo de dados atualizado para o modelo da sua placa-mãe. Após atualizar o BIOS você precisarí reparticionar e reformatar o seu disco. Outra solução caso o upgrade de BIOS não resolva o seu caso é usar um programa formatador especial fornecido pelo fabricante do disco. No seu caso, o programa chama-se Data LifeGuard e você pode baixí-lo no site da Western Digital, em http://support.wdc.com/download/.

Gostaria de saber em detalhes sobre o vícuo que hí nos discos ràgidos. O que acontece se entrar ar no HD? Como faço para removê-lo?

Esta informação estí equivocada. Dentro do HD não hí vícuo, mas sim ar. O que acontece é o seguinte. Como o disco ràgido roda a uma velocidade muito alta (a partir de 4.800 rpm com modelos chegando a até 10.000 rpm), uma simples partàcula de poeira destruiria um pedaço de sua superfàcie magnética se ela tocasse sua superfàcie com o disco em movimento. Por este motivo, o disco ràgido é um sistema lacrado, montado em uma sala limpa. Esta sala tem um nàvel de limpeza dezenas de vezes superior ao de uma sala cirúrgica. O disco ràgido é um sistema lacrado, mas isso não significa que não exista ar em seu interior. Hí ar sim, mas este é absolutamente limpo. Por este motivo, você estragarí o seu disco ràgido se você tentar abri-lo: qualquer partàcula de poeira, inclusive aquelas que nós não vemos com facilidade, são suficientes para danificar a superfàcie magnética do disco.

Gostaria de saber como faço para instalar um disco ràgido como "slave" em um micro e qual é a sua utilidade?

Cada porta IDE permite a conexão de até dois dispositivos IDE (discos ràgidos, CD-ROM, Zip drive, etc) simultaneamente. Quando você instala dois discos ràgidos a uma mesma porta IDE, hí um problema. Como o cabo usado é o mesmo, os discos entram em conflito, pois os dois tentarão comunicar-se com o computador ao mesmo tempo. Para resolver este "impasse", basta configurar o segundo disco ràgido como escravo (slave), isto é, dizendo a ele que o outro disco ràgido é quem comandarí a comunicação com o PC (daà ele ser chamado de mestre). Esta configuração é feita removendo-se um jumper do disco ràgido. A localização exata deste jumper deve ser conferida no manual do disco (em geral os discos têm um pequeno manual na etiqueta que existe colada sobre o seu corpo). Ou seja, respondendo à sua pergunta: configuração de um disco ràgido como escravo serve para que ele possa ser instalado junto com outro disco ràgido em uma mesma porta IDE. Importante notar que hoje em dia todas as placas-mãe têm duas portas IDE. Com isso, a maneira mais adequada de se instalar dois discos ràgidos ao micro é instalar o disco ràgido de maior desempenho na porta IDE 1 (primíria) e o segundo disco ràgido na porta IDE 2 (secundíria), ambos configurados como mestre ("master"). Se você tiver um CD-ROM, gravador CD-R, etc, instale-o como escravo (slave) na porta IDE 2 (secundíria), juntamente com o segundo disco ràgido. Isto irí garantir o maior desempenho do micro. Você só deve usar a estrutura master/slave na porta IDE 1 caso jí existam dois dispositivos instalados na porta IDE 2. Nesse caso, a lógica é a seguinte: instale os dispositivos de maior desempenho (discos ràgidos) na porta IDE 1 e os dispositivos de menor desempenho (CD, DVD, gravador, Zip drive, etc) na porta IDE 2.

Estou querendo comprar um HD de 40 ou 30 GB de 7.200 rpm mas não sei a minha placa-mãe reconhecerí um HD deste tipo, pois ela é antiga. Rodando um programa de identificação chamado ASTRA, descobri que minha placa-mãe é uma Tyan, chipset Intel 430VX e com BIOS de 21/06/96. Se a placa-mãe não reconhecer HDs de alta capacidade, qual é a solução?

Em casos como este, o procedimento é efetuar um upgrade de BIOS da placa-mãe. No site da Tyan hí um BIOS mais recente do que o seu micro usa, de 24/06/97: http://www.tyan.com/support/html/b_tt_vx.html Portanto, o primeiro passo é efetuar o upgrade de BIOS. Porém mesmo fazendo o upgrade de BIOS, é capaz que a sua placa-mãe não reconheça HDs maiores do que 8 GB. A solução é usar um programa disponàvel no site do fabricante do disco ràgido para formatar o disco e fazer com que o seu micro passe a reconhecer a sua capacidade total. Como você não nos informou a marca do disco ràgido que pretende comprar, não temos como informar o nome do programa e o endereço para download.

O tamanho do disco ràgido influencia na velocidade do computador? Isto é, quanto maior o disco ràgido, mais rapidamente ele busca os dados? É verdade se eu fizer RAID entre dois discos ràgidos o desempenho de disco aumenta? Vale à pena usar este sistema?

São basicamente três caracteràsticas que influi no desempenho do disco ràgido: interface (ATA-66, ATA-100, ATA-133, Serial ATA, etc), velocidade de rotação (5.400 rpm, 7.200 rpm, etc) e tamanho do buffer (2 MB, 8 MB, etc). O tamanho do disco em geral não influi em seu desempenho acontece que, se você trocar um disco ràgido de 20 GB de 5.400 rpm por um de 40 GB de 7.200 rpm o seu micro ficarí mais rípido, mas não foi por causa do aumento da capacidade do disco, mas sim por causa do aumento da velocidade de rotação. Colocar um disco ràgido mais rípido em seu micro faz com que o desempenho geral do micro aumente. Comparado ao processador, o disco ràgido é muito lento, e toda a vez em que o disco é acessado o processador (ou a memória RAM) têm de esperar. Só para você ter uma idéia, um Athlon XP acessa a memória RAM a 3.200 MB/s, mas o disco ràgido é acessado a somente 133 MB/s, isto se for um disco topo de linha. Lembrando ainda que esta taxa de transferência da interface do disco ràgido (133 MB/s) é uma taxa míxima teórica, na maioria das vezes não sendo atingida na prítica.

Jí o sistema RAID pode ser operado em dois modos bísicos: espelhamento (mirroring, também chamado RAID0) ou divisão de dados (data stripping, também chamado RAID1). No primeiro modo, os dados enviados ao primeiro disco ràgido são enviados simultaneamente ao segundo disco ràgido do PC. Se o disco ràgido do seu micro queimar, você terí o segundo disco ràgido com os mesmos dados do disco que queimou. Ou seja, o espelhamento é um backup feito automaticamente via hardware. Jí o que você pergunta é a divisão de dados. Neste caso, o sistema grava metade dos dados de cada arquivo em um disco e a outra metade em outro disco, acessando os dois discos ao mesmo tempo. Com isto, em teoria, a taxa de transferência do disco é dobrada. Para o sistema RAID funcionar você precisa usar dois discos de igual capacidade (de preferência da mesma marca e modelo) e você terí de obrigatoriamente reformatar os discos. Se vale ou não à pena usar este sistema você é que tem de decidir, por causa do custo. Você terí de ter uma placa-mãe que tenha portas IDE RAID ou uma placa avulsa IDE RAID e dois discos ràgidos de igual capacidade. Muitas vezes, para obter um maior desempenho no micro, vale mais à pena pegar o dinheiro que você gastaria com este sistema e trocar o processador da sua míquina ou ainda substituir o seu disco ràgido por um de 7.200 rpm ou mesmo por um de 10.000 rpm.

É possàvel instalar mais de quatro periféricos IDE no mesmo micro? Tenho em minha míquina dois discos ràgidos, um CD-ROM, e um CD-RW com DVD, todos IDE. Gostaria de colocar mais um disco ràgido no micro, de gaveta. Seria possàvel? Tenho uma controladora IDE ISA, mas não roda. Teria que instalar alguma placa especial?

Como cada porta IDE aceita somente dois dispositivos IDE e como a maioria das placas-mãe só tem duas portas IDE, os PCs normalmente estão limitados a quatro dispositivos IDE. Entretanto, hí vírias maneiras de se sobrepor esta limitação. No seu caso, como você quer um HD removàvel, ou seja, para transportar dados de um micro para outro (de repente de casa para o trabalho e vice-versa), uma das opções é comprar um HD externo USB. Este HD externo é vendido em duas modalidades: somente o gabinete (gabinete contendo porta USB, cabo USB e fonte de alimentação), para você mesmo instalar um HD dentro dele, ou então o HD completo, contendo o gabinete e jí vindo com um HD dentro. Se as portas USB do seu micro não forem 2.0, você poderí achar a transferência de dados do micro com o HD lenta. Se isto ocorrer, compre uma placa USB 2.0 PCI e ligue o HD a esta placa. Hí vírias outras soluções para o seu caso, mas esta nos parece ser a mais adequada.

Tenho um Pentium III-650 com disco ràgido de 20 GB. Como jí estou com falta de espaço, gostaria de saber se posso colocar um outro disco de 80 GB como slave. A placa é uma ASUS P3V-133. Ela reconhece este HD de 80GB?

Se você tem um disco ràgido de 20 GB funcionando nesta sua míquina, isto significa que ela aceitarí qualquer disco ràgido até 127 GB sem problemas. Nós temos uma dica importante para você. Quanto mais novo um disco ràgido, maior o seu desempenho. Por isto, recomendamos que você use o seu novo HD de 80 GB como sendo o HD principal do micro, removendo o HD de 20 GB do sistema. Para copiar todos os dados do HD antigo para o novo, use um software como o Norton Ghost ou o Drive Image. Se você realmente quiser manter o HD antigo na míquina, não o instale como slave, pois isso diminui o desempenho do micro. A melhor forma de instalar um segundo disco ràgido na míquina é como master na porta IDE secundíria (IDE2). Se você tiver um CD-ROM, instale-o como slave deste segundo disco ràgido na porta IDE secundíria, deixando o disco ràgido principal sozinho na porta IDE primíria.

É verdade que um HD Externo USB é mais lento que um HD "comum" ou seja, interno? Eu estou querendo instalar um HD externo e fiquei em dúvida sobre o desempenho obtido

Atualmente existem basicamente quatro formas de se ter um disco ràgido externo: usando conexão USB, usando conexão Firewire (IEEE 1394), usando conexão Serial ATA e usando conexão SCSI. A conexão SCSI é a solução mais rípida, porém também a mais cara. As outras três "cabem" no bolso do usuírio comum e destas a Serial ATA é a que oferece o maior desempenho (1.500 Mbps ou 150 MB/s, uma taxa inclusive maior do que a taxa míxima da porta IDE interna). A porta Firewire oferece uma taxa de 400 Mbps ou 50 MB/s, que é inferior a dos discos ràgidos. Quanto à porta USB, você terí de tomar cuidado. Existem duas versões de USB: 1.1 e 2.0. A primeira versão tem uma taxa míxima de 12 Mbps ou 1,5 MB/s, sendo ridiculamente lenta. Jí a segunda versão tem uma taxa míxima 480 Mbps ou 60 MB/s, que também é mais lenta que os discos ràgidos internos. Ou seja, nossa recomendação, caso você esteja procurando um disco ràgido externo com o mesmo desempenho de um interno, que opte pela porta Serial ATA. As portas Firewire e USB não oferecerão a você o desempenho míximo que o seu disco ràgido é capaz de oferecer. Se você optar pelo USB, compre uma solução USB 2.0 e certifique-se que o seu micro tem portas USB 2.0 para poder acessar o disco a uma velocidade satisfatória.

O meu disco ràgido é corretamente reconhecido pelo BIOS do micro, mas quando vai dar o boot ele não é detectado. Jí coloquei um disquete de boot e nada. Jí instalei o HD em outro micro para tentar corrigir possàveis erros, mas o Windows não o reconheceu. O que devo fazer para que o meu disco ràgido volte a ser detectado?

Ao que tudo indica, a tabela de partição do disco ràgido foi apagada ou estí corrompida. Isto tipicamente ocorre após a ação de algum vàrus. Para a recuperação do seu disco ràgido, nós recomendamos o pequeno programa Fix-cih, que tem apenas 21 KB e recupera a tabela de partição apagada ou danificada de discos ràgidos que foram alvo de ataque de vàrus. Este programa pode ser baixado em http://news.grc.com/files/fix-cih.exe. Para recuperar o seu disco ràgido, recomendamos que você o instale em um outro micro como sendo um disco secundírio e rode o Fix-cih. Não se esqueça de apontar, no programa, que você quer recuperar os dados do segundo disco ràgido, e não do primeiro. Após recuperar a tabela de partição de seu disco ràgido, é imperativo que você rode um antivàrus nele, jí que, como dissemos, a causa mais provível do problema é a ação de um vàrus.

Toda a vez em que eu rodo o Defrag no meu disco ràgido aparece alguns clusters que, conforme a legenda, não são removàveis. O que é isto?

O Defrag não consegue desfragmentar os clusters pertencentes ao arquivo de memória virtual (arquivo de troca ou swap file). Para desfragmentar esses Clusters e, portanto, obter a melhor otimização possàvel de seu disco ràgido, você deve utilizar o Norton Speed Disk (parte do Norton Utilities e do Norton System Works da Symantec, http://www.symantec.com.br).

Tenho um micro que toda a vez em que é iniciado não reconhece o disco ràgido; preciso entrar no setup do micro e fazer a detecção manual para que o disco seja enxergado e, com isso, carregar o sistema operacional. Nessas ocasiões a data do micro volta para 21/01/2002, acho que é a data em que a placa-mãe foi fabricada. Serí que o problema é com a bateria?

Sim, estí claro que o problema é com a bateria da placa-mãe. Para resolver esse problema, basta trocí-la. A bateria usada na placa-mãe chama-se CR2032 e é facilmente encontrada, tanto em lojas especializadas na venda de placas-mãe quanto em relojoarias. Ao trocar a bateria, muito cuidado para não danificar o seu soquete. Se o suporte da bateria possui uma trava superior metílica, que segura a bateria exatamente em seu centro, você não pode levantar essa trava, pois a trava passarí a ficar frouxa (sem pressão), não fazendo mais o correto contato da bateria. A maneira correta de se trocar a bateria é abaixando uma presilha plística existente na lateral do soquete com uma chave de fendas pequena, deslizando a bateria velha lateralmente até sair. A bateria nova deve ser instalada pelo caminho inverso, abaixando a presilha lateral e deslizando a bateria até o seu local de funcionamento.

Quero conectar o disco ràgido do meu notebook em meu PC. Hí como fazer isso? Notei que o disco ràgido do notebook não tem cabo de força, como faço, tem algum cabo especial para isso?

Os discos ràgidos usados em notebooks usam um cabo de 44 vias, onde a alimentação também é provida pelo cabo. Para instalí-lo em um PC, você precisarí de um adaptador, que converta o plugue usado pelo disco ràgido (44 pinos) em dois plugues, um de 40 pinos para você conectar à porta IDE do PC e o plugue de alimentação tradicional de 4 pinos. Você pode ver esse adaptador em http://www.directron.com/nbadapter.html. Talvez você encontre esse adaptador aqui no Brasil em lojas especializadas em plugues e adaptadores, como http://www.datatri.com.br e http://www.blackbox.com.br.

Preciso trocar meu disco ràgido. O sistema operacional no meu micro, que tem 48 MB de RAM, é o Windows 98. Minha placa-mãe é uma ATC-1020 com chipset Intel 430 VX e processador Pentium 150 MHz. Meu disco atual, que estí muito ruim, é um Western Digital de 2,5 GB. Eu ia comprar um disco ràgido da Maxtor de 40 GB ATA-133 e 7.200 rpm mas fui informado pelo vendedor que o meu processador só suportaria um de 10 GB e 5.400 rpm. Segundo o vendedor, meu processador não suportaria a velocidade de 7.200 rpm. Isso é verdade? O processador pode não reconhecer o disco ràgido?

O reconhecimento de um disco ràgido não depende do processador da míquina, mas sim da sua placa-mãe. O seu micro é muito antigo e hí dois problemas envolvendo ele. Primeiro, o BIOS do seu micro só reconhecerí discos ràgidos de até 8 GB. Você pode resolver isso fazendo um upgrade de BIOS ou usando um programa formatador especial disponàvel no site do fabricante do disco ràgido. A primeira opção é a melhor. O problema é que o fabricante de sua placa-mãe, A-Trend, não existe mais e não hí mais site oficial para essa sua placa-mãe. Um site que tem o upgrade de BIOS para sua placa-mãe é http://webhqnl.250free.com/atrend/bios/index.html, mas não sabemos se resolverí esse limite, jí que é um site não-oficial e não temos uma placa-mãe igual à sua para testarmos. O segundo problema diz respeito ao chipset de sua placa-mãe, que só é capaz de acessar discos ràgidos a uma taxa de transferência de 33 MB/s. Assim, instalar um disco ràgido ATA-133 ou mesmo um ATA-100 sugerido pelo vendedor é gastar dinheiro à toa, jí que seu micro não serí capaz de acessar o disco ràgido na sua taxa de transferência míxima. Em seu caso, procure o disco ràgido mais barato (ATA-66), pois mesmo esses trabalham com uma velocidade maior que o seu micro é capaz de transferir. Outra solução é você instalar uma placa PCI contendo portas IDE ATA-100 ou ATA-133 adicionais em seu micro (veja em http://www.tekram.com/hot_products.asp? ... C-200_RAID). Nesse caso seu novo disco seria instalado nessa placa e seria acessado em sua taxa de transferência míxima.

Gostaria de saber o que significa a seguinte mensagem de erro: "WARNING - Disk boot sector is to be modified. Type "Y" to accept, any key to abort. Award software, Inc." Essa mensagem apareceu ao formatarmos um disco ràgido.

No setup da muitos micros hí uma opção chamada "Anti-virus protection" ou similar. Essa opção, quando habilitada, faz a mensagem descrita aparecer, informando que algum programa estí tentando modificar o setor de boot do disco ràgido, o que é normal ocorrer na formatação do disco ràgido. Essa opção do setup na verdade não é um antivàrus: ela apenas permite impedir que algum programa altere dados do setor de boot do disco ràgido. Se ela aparecer enquanto você estiver trabalhando normalmente no micro, possivelmente o seu micro estí sendo infectado com um vàrus de boot. Você pode desabilitar essa opção no setup para formatar o disco ràgido sem que essa mensagem apareça. Note que muitos sistemas operacionais simplesmente não se instalam no disco ràgido caso essa opção esteja habilitada, jí que eles necessitam efetuar mudanças no setor de boot do disco.

Tenho um disco ràgido que estí fazendo aquele barulho como estivesse "patinando" e então falha e não consegue dar o boot para iniciar o sistema operacional. Se eu instalar um novo disco, posso usar este antigo para armazenar só dados (como slave)?

Quando o disco ràgido apresenta o defeito descrito (barulhos anormais e não carrega o sistema), ele estí com um problema fàsico, significando que ele não pode mais ser usado, devendo ser substituàdo e jogado fora. Hí empresas que consertam discos ràgidos com defeitos fàsicos, só que a mão de obra é muito cara e só compensa se houver dados importantes nele gravados.

Tenho uma placa-mãe que não sei a marca (o número de série do BIOS é 496-497/A/B-2A4IBZ11C-00) com processador 5x86 e disco ràgido de 1 GB. Quero instalar um disco ràgido de 10 GB nesse micro, o que precisarei fazer para ele reconhecer a capacidade total desse novo disco ràgido?

Micros antigos como o seu só reconhecem discos ràgidos de até 8 GB. A solução para casos como esse é efetuar um upgrade de BIOS. Só que isso só é possàvel caso a sua placa-mãe utilize um circuito de BIOS do tipo Flash-ROM. A sua placa-mãe é uma Zida/Tomato modelo 4DPS. Nós descobrimos isso através do número de série do seu BIOS (2A4IB indica chipset SiS 496/497 e Z1 indica Zida/Tomato - através do site http://www.wimbios.com você pode descobrir a marca e o modelo de qualquer placa-mãe através do número de série do BIOS). No manual dessa placa-mãe hí a informação que o BIOS dela pode vir com uma memória do tipo EPROM (que não dí para ser reprogramada por software) ou Flash-ROM (que dí para ser reprogramada). Para saber se o circuito usado em sua placa-mãe, basta ver a posição do jumper JP4. Se ele estiver na posição 2-3, significa que o circuito é uma EPROM. Se estiver em 1-2, significa que é um Flash-ROM. Se for um Flash-ROM, você poderí fazer o upgrade. Para isso você precisarí de dois arquivos, um chamado Awdflash.exe (que pode ser baixado em http://www.zida.com/support/bios.htm), que é o programa responsível pelo upgrade de BIOS, e o conteúdo do BIOS atualizado de sua placa-mãe, que em seu caso especàfico pode ser baixado em http://support.levi.cz/bios.php?vyrobce=Zida (hí duas versões, experimente a mais nova e, caso não dê certo, tente a mais antiga). Basta rodar o programa de upgrade no DOS e mandar gravar o arquivo de dados (você obviamente precisarí descompactar os arquivos antes caso eles tenham a extensão Zip). Após o upgrade de BIOS, reinicie a míquina, entre no setup e detecte novamente o disco ràgido. Caso não tenha dado certo, isto é, o disco ràgido de 10 GB continua sendo reconhecido como sendo de 8 GB, ou caso o BIOS de sua placa-mãe seja um circuito do tipo EPROM, você deverí rodar um programa formatador especial disponàvel no site do fabricante do disco ràgido, que farí com que o seu micro reconheça a capacidade total do disco. Mas deixe para rodar esse programa como última alternativa.

Tenho um disco ràgido da Western Digital de 1,7 GB e toda vez que tento formatí-lo aparece a seguinte mensagem: "Tentando recuperar unidades de alocação" e nunca termina a formatação. Como posso resolver este problema?

Mís notàcias. O seu disco ràgido estí com setores defeituosos, os famosos "bad blocks". Esse tipo de problema é um problema fàsico com a màdia do disco ràgido, sendo irreversàvel. A solução é jogar fora o disco ràgido e substitui-lo por um novo. Apenas para desencargo de consciência, você pode rodar o programa de diagnóstico da Western Digital, chamado Dldiag e que pode ser baixado em http://www.clubedohardware.com.br/pagina/download_dados.

Gostaria de saber qual é a diferença entre a formatação completa e a formatação rípida de um disco ràgido. Pelo o que eu sei, na formatação rípida é apenas "zerada" a FAT da partição, enquanto na formatação completa o sistema operacional apaga setor por setor os arquivos do disco. Isto estí correto?

Na formatação rípida, o sistema operacional apenas "zera" as FATs e o diretório raiz da partição que estí sendo formatada, por isso ela é mais rípida. Na formatação completa, porém, o sistema operacional faz uma varredura no disco ràgido a procura de eventuais erros na superfàcie magnética do disco, além de apagar as FATs e o diretório raiz da partição sendo formatada. Caso algum erro seja encontrado, o grupo de setores com problema é marcado como ruim na FAT, de modo que não sejam utilizados - são os famosos bad blocks ou bad sectors (setores defeituosos). A formatação completa do disco, entretanto, NàO "zera" os setores do disco ràgido, ao contrírio do que muita gente pensa. Com isso, é possàvel, através de programas especiais, ler dados mesmo depois do disco ràgido ter sido formatado. Nós explicamos esse assunto em detalhes na nossa coluna de Dicas de 13 de março de 2002. Se você perdeu, leia em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/549.

Quero saber se é possàvel instalar três sistemas operacionais (Windows NT, Windows 98 e Linux) em um mesmo disco ràgido de 20GB.

Sem problemas. Você precisarí criar três partições e instalar cada sistema em uma partição diferente. O Windows NT e o Linux vêm com um gerenciador de boot, que é um menu que aparece durante o boot para você selecionar de qual partição você irí querer dar boot.

Comprei um disco ràgido de 30 GB da Quantum (modelo Fireball UDMA 66) e mesmo eu tendo comprado o cabo de 80 vias e instalado os drivers de Bus Mastering, o disco não obteve nem a metade do desempenho anunciado. Testei o desempenho através do programa HD Tach (http://www.tcdlabs.com). Não entendo o que pode estar acontecendo. Eu jí li o manual da placa-mãe e ela suporta discos UDMA 66 (minha placa-mãe é uma PCChips M585LMR).

O problema não é do disco ràgido, mas sim da sua placa-mãe. Vírios leitores nos escreveram reclamando da dificuldade de conseguir habilitar corretamente o Bus Mastering nas placas-mãe da PCChips e, daà, a impossibilidade de o disco ràgido atingir a sua taxa de transferência míxima. Você pode experimentar instalar o driver de bus mastering mais atualizado, baixado do site do fabricante do chipset para ver se o desempenho melhora. De qualquer forma, se você realmente quer ter uma míquina de excelente desempenho, você inevitavelmente terí de trocar a sua placa-mãe, jí que essa sua placa possui baixo desempenho. Só para você ter uma idéia, nós fizemos um teste com a M810, também da PCChips, e a taxa de transferência ficou em apenas 4,9 MB/s quando usamos os drivers que vinham no CD-ROM da placa (drivers da SiS, fabricante do chipset). Quando usamos os drivers que vêm no próprio Windows 98 (um driver genérico chamado SiS 5513), o desempenho aumentou para 14,5 MB/s. Melhorou, mas ficou muito abaixo do desempenho míximo possàvel do disco ràgido (33 MB/s, em nosso caso). Se você quiser dar uma lida nesse nosso teste, acesse http://www.clubedohardware.com.br/artigos/308.

Formatei o meu disco ràgido de 10 GB mas, ao instalar o Windows 98, o sistema acusa ele como tendo 2 GB. O que hí de errado? O que devo fazer?

Você deve ter particionado o disco ràgido usando o sistema FAT-16. Esse sistema de arquivos só reconhece partições de até 2 GB. A solução para o seu problema é simples. Através do disquete de instalação do Windows 98, execute o Fdisk e apague todas as partições existentes. Em seguida, mande criar uma partição usando a capacidade total do disco. Você deve responder com "Sim" à pergunta "Deseja ativar o suporte a discos de alta capacidade". Essa pergunta é justamente sobre qual sistema de arquivos serí utilizado (FAT-16 ou FAT-32). Reinicie a míquina e formate o disco ràgido com o comando Format c:/s. Ele deverí ser formatado dessa vez corretamente, com sua capacidade total de 10 GB.

Gostaria que vocês publicassem algo sobre a trilha zero do disco ràgido. Hí como recuperar a trilha zero caso ela seja perdida por causa de um vàrus?

Os vàrus, por serem um tipo de programa, não têm a capacidade de destruir o disco ràgido. O disco ràgido só pode ser destruàdo por algum problema de ordem fàsica. O míximo que um vàrus pode fazer com um disco ràgido é apagar os seus dados, mas, na pior das hipóteses, você pode reparticionar e reformatar o disco ràgido que ele continuarí funcionando normalmente (jí que não houve qualquer estrago fàsico). Entretanto, se houver algum tipo de estrago fàsico na trilha zero do disco ràgido, então não hí outra solução a não ser a troca do disco ràgido. Na trilha zero, mais especificamente no primeiro setor do disco ràgido, ficam armazenadas duas informações de suma importância: a tabela de partição e o MBR (Master Boot Record, Setor de Boot Mestre). Quando você liga o micro, o BIOS, após executar toda a sua rotina de auto-teste (que é chamada POST, Power On Self Test), carrega o sistema operacional do disco ràgido. Isso é feito acessando-se o primeiro setor do disco ràgido, carregando e executando o código presente no MBR. Se esse setor estiver fisicamente danificado, o sistema operacional não tem como ser carregado, inutilizando o disco ràgido. A recuperação da trilha zero, como você sugere, é impossàvel, jí que não hí como recuperar, por software, um problema fàsico (isto é, não dí para "desarranhar" por software um disco ràgido que esteja arranhado).

Tenho uma placa-mãe da MSI e suas duas portas IDE jí estão lotadas com 2 discos ràgidos e 2 unidades de CD-ROM. Hí como eu adicionar algum tipo de placa controladora para poder instalar mais discos ràgidos ao meu micro?

Sim, alguns fabricantes fabricam esse tipo de placa (como a ABIT, http://www.abit.com.tw, que fabrica a Hot Rod, HA/66). Note que essa placa controladora tem de ser obrigatoriamente PCI. Você tem, portanto, duas opções. Ou compra uma placa dessas que te disponibilizarí mais duas portas IDE (permitindo, portanto, a instalação de mais quatro dispositivos IDE) ou então você troca a sua placa-mãe por uma que jí possua quatro portas IDE em vez de duas.

Tenho um Pentium-166 MMX e o meu disco ràgido pifou. Penso em comprar um disco ràgido entre 10 e 20 GB, mas fiquei sabendo que são do padrão UDMA e não rodam em chipsets antigos. Isso é verdade?

Micros antigos só reconhecem discos ràgidos de até 8 GB. Então, o que pode ocorrer ao tentar instalar um disco entre 10 e 20 GB em seu micro, é que ele só conseguirí ser formatado com 8 GB. Para acabar com esse problema, hí duas alternativas. A primeira é fazer um upgrade de BIOS. Para isso, você precisa primeiro descobrir a marca de sua placa-mãe e, depois, baixar o programa de atualização de BIOS e o arquivo do BIOS da sua placa através do site do fabricante da sua placa-mãe. A marca da sua placa-mãe você pode descobrir através de programas como o Ctbios e o Hwinfo (ambos disponàveis em http://www.clubedohardware.com.br/pagin ... d_hardware). Caso o upgrade de BIOS não seja possàvel, então a solução é a utilização de um programa formatador especial, que deve ser baixado no site do fabricante do disco ràgido. Neste mesmo endereço hí uma lista completa dos programas para as marcas mais comuns de discos ràgidos. Quanto ao modo UDMA, vale à pena um esclarecimento importante. Na época do Pentium-166 MMX, havia dois tipos de chipset para placas-mãe: os que operavam com o disco ràgido no modo PIO 4 (taxa de transferência míxima de 16 MB/s), como o Intel 430FX, Intel 430HX e o Intel 430VX, e os que operavam com o disco ràgido no modo UDMA/33 (taxa de transferência míxima de 33 MB/s), como o Intel 430TX. Assim, a taxa de transferência míxima que o seu disco ràgido irí atingir depende do chipset de sua placa-mãe e não do disco ràgido que serí instalado. Em outras palavras, mesmo instalando um disco ràgido UDMA/66 ou UDMA/100 em sua míquina, ele só atingirí taxas de 16 MB/s ou 33 MB/s, dependendo do circuito usado pela placa-mãe. Em alguns casos, você pode sim encontrar problemas de compatibilidade. Nesse caso a solução é simples: basta executar um programa com a finalidade de "transformar" o disco ràgido UDMA/66 ou UDMA/100 em UDMA/33 ou PIO4 para que esse problema de compatibilidade seja resolvido. Esse programa pode ser baixado no site do fabricante do disco ràgido. Aliís, nunca é demais lembrar: os discos ràgidos IDE só atingem suas taxas de transferência míxima caso os drivers de bus mastering estejam instalados e habilitados. Caso contrírio, seu disco ràgido trabalharí a, no míximo, 16 MB/s, mesmo que seja UDMA/100 e esteja instalado em uma placa-mãe com chipset UDMA/100. Em nossa coluna de dicas nós jí publicamos uma série completa sobre o assunto. Se você perdeu, leia em http://www.clubedohardware.com.br/showtype.php?typeid=1.

Comprei um disco ràgido de 20 GB da Seagate, mas minha placa-mãe reconhece ele como sendo de 8,4 GB. Testei esse disco em outro PC e este outro micro o reconheceu corretamente. Um amigo me falou que preciso fazer um upgrade de BIOS, mas no site da Award ela não oferece upgrades. O que eu faço?

Hí duas soluções para o seu caso. Ou você faz um upgrade de BIOS ou então usa um programa formatador especial que "tapeia" o BIOS do micro. Esta segunda opção só deve ser efetuada caso o BIOS de sua placa-mãe não seja do tipo Flash, isto é, não permita a sua reprogramação por software. Para fazer o upgrade de BIOS, você deverí baixar os arquivos necessírios no site do fabricante da sua placa-mãe (e não no site da Award). Se você não souber qual é a marca de sua placa-mãe, use o programa Ctbios, disponàvel para download em http://www.clubedohardware.com.br/pagin ... d_hardware. O upgrade consiste em dois arquivos. Um executível (criado pela Award e normalmente chamado Awdflash.exe) e outro com extensão .Rom ou .Bin, que contém os dados a serem gravados no BIOS e deve ser escrito especificamente para o modelo de placa-mãe que você possui (por isso, cuidado ao baixar esse arquivo para não baixar o arquivo de outra placa-mãe por engano). Nós jí explicamos passo-a-passo como é feito o processo de upgrade de BIOS em nossa coluna do dia 01/09/1999 e pode ser lida em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/692. Caso a sua placa-mãe não use um circuito de Flash-ROM, então você deverí rodar o programa Disk Manager, que faz parte do conjunto de utilitírios DiscWizard, para poder instalar esse seu disco ràgido. Esse programa é fornecido pela Seagate e pode ser baixado em http://www.seagate.com/support/disc/dri ... scwiz.html. Note que esse programa só funciona para discos Seagate. Para discos de outras marcas, você deverí baixar o programa especàfico para o seu disco no site do fabricante.

Eu tenho uma placa-mãe MSI MS-6119 com chipset Intel 440BX e um disco ràgido Quantum LCT10 de 15 GB. Gostaria de saber como confirmar se estou utilizando todo o desempenho oferecido por esse disco ràgido, pois pelo que andei lendo no manual da placa-mãe, ela suporta o padrão UDMA/33.

Na coluna de dicas publicada no dia 02 de agosto deste ano, nós indicamos o programa HD Tach (que pode ser baixado em http://www.tcdlabs.com) para verificar se você estí usando todo o potencial do seu disco ràgido. Leia esta coluna em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/424.

Estou com um problema em um outro cliente: um número muito grande de discos ràgidos tem problemas de "bad block". Gostaria de saber quais são as causas possàveis desse tipo de problema.

Bad block ou setores defeituosos são problemas fàsicos na superfàcie magnética do disco ràgido. As causas mais comuns são choque mecânico (por exemplo, queda, transporte do disco ràgido feito sem a proteção necessíria ou então o micro instalado em uma mesa com muita trepidação, como uma gaveta que abre e fecha com muita força) e problemas na rede elétrica. Outra causa é defeito de fabricação, que é mais raro, jí que os discos ràgidos são testados na fíbrica antes de serem vendidos. Você deve estudar o caso para tentar descobrir a origem do problema, para que o seu cliente não perca mais discos.

Qual é a diferença entre rodar o Windows NT Workstation 4.0 com sistema de arquivos FAT e NTFS?

O sistema de arquivos NTFS é muito mais confiível que o FAT, além de não ter o problema de espaço desperdiçado (slack space) existente no sistema FAT. É preferàvel, então, que você opte pelo sistema NTFS. O único problema é que a maioria dos utilitírios de disco escritos para o sistema FAT não funcionarão em seu micro, mas isso não chega a ser um inconveniente se contrastado com as vantagens em se usar o NTFS. No sistema FAT, o tamanho de todos os arquivos salvos no disco devem ser múltiplos do tamanho de cada unidade de alocação (cluster), que é a menor unidade de armazenamento usado por esse sistema. Por exemplo, se o seu disco ràgido estí usando um cluster de 32 KB e você deseja salvar um arquivo de 100 KB, obrigatoriamente este arquivo usarí 4 clusters (128 KB, que é o múltiplo de 32 KB mais próximo), e você terí um desperdàcio de 28 KB. Esse desperdàcio é também conhecido como slack space. Acontece que quando você der um comando Dir neste disco, o arquivo aparecerí como tendo 100 KB, mas ele estí ocupando, na verdade, 128 KB de seu disco ràgido. Em um disco ràgido tàpico, o desperdàcio pode chegar a até 25%. O problema é que não hí como usar esse espaço desperdiçado e seu disco ràgido ficarí cheio antes do tempo: em um disco ràgido de 2 GB que tenha 25% de seu espaço desperdiçado você só poderí armazenar 1,5 GB de dados, por exemplo. O sistema FAT-32, usado pelo Windows 95 OSR2 e Windows 98 ameniza esse problema, pois ele usa clusters menores (tipicamente de 4 KB). O NTFS não trabalha com o conceito de clusters; ele opera diretamente com os setores do disco ràgido, que são de 512 KB, e, com isso, o desperdàcio é praticamente nulo. Na figura você observa um disco ràgido sendo analisado pelo programa Partition Magic. Como você pode ver, este disco estí com 25% de seu espaço sendo desperdiçado por conta do slack space. A solução para acabar com esse espaço desperdiçado é mudar o sistema de arquivos de seu disco para FAT-32 (no caso do Windows 95 OSR2 e Windows 98), NTFS (no caso do Windows NT) ou HPFS (no caso do OS/2; o HPFS tem funcionamento parecido com o NTFS).

Verificando o espaço desperdiçado através do programa Partition Magic.
    Vi um anúncio que dizia: "Cabo para HD IDE ULTRA DMA ATA 66. Faça seu HD IDE funcionar com velocidade de um SCSI". Sei que não dí para fazer mígica, mas é possàvel aumentar alguma coisa no desempenho do disco ràgido IDE com esse cabo?

Discos ràgidos do tipo UDMA/66 conseguem atingir uma taxa de transferência míxima teórica de 66 MB/s, que é uma taxa superior ao da maioria dos discos ràgidos SCSI existentes no mercado (mas é claro que existem discos SCSI bem mais rípidos, com taxas de 80 MB/s ou maiores). Mas, para o disco UDMA/66 atingir a sua taxa míxima de transferência, é necessírio o uso de um cabo especial de 80 vias, que é esse o do anúncio. Além disso, é necessírio configurar corretamente o sistema operacional (instalar os drivers de bus mastering, que vêm com a placa-mãe em um CD-ROM) e a sua placa-mãe deverí suportar discos ràgidos UDMA/66. Se você não usar esse cabo nos discos UDMA/66 eles trabalharão como se fossem UDMA/33, atingindo uma taxa somente de 33 MB/s. O mesmo ocorre caso algum dos pré-requisitos para o trabalho a 66 MB/s não seja atingido (placa-mãe compatàvel e instalação dos drivers de bus mastering). Respondendo à sua pergunta: você só ganharí desempenho em seu micro instalando esse cabo caso o disco ràgido que você possua seja UDMA/66, caso a sua placa-mãe suporte discos ràgidos UDMA/66 e caso o seu disco ràgido esteja instalado erroneamente usando um cabo convencional de 40 vias. Caso contrírio, você não terí nenhum ganho de desempenho. Saber se o seu disco é UDMA/66 é relativamente fícil. Na tela que aparece após a contagem de memória que o micro efetua após ser ligado, aparece escrito qual é o tipo de disco ràgido que você possui. Se aparecer UDMA4 ou UDMA mode 4, o seu disco ràgido é UDMA/66. Caso apareça UDMA2 ou UDMA mode 2, o seu disco ràgido é UDMA/33. E caso apareça somente mode 4, o seu disco ràgido é PIO modo 4 (que possui uma taxa míxima de transferência de 16 MB/s).

Em Meu Computador, dando um clique com o botão direito na unidade C, surge um menu onde hí uma opção para compactar a unidade, gerando quase o dobro de espaço disponàvel. Gostaria de saber se esse procedimento é confiível.

A compactação do disco ràgido é chamada compactação em tempo real. É como se houvesse um compactador de dados do tipo "Zip" ou "Arj" carregado em memória compactando todos os dados que são escritos no disco e descompactando todos os dados que são solicitados. Como esse processo de compactação/descompactação tem de ficar sendo executado o tempo todo, o micro fica muito mais lento. Dessa forma, se você pretende ter mais espaço no disco ràgido, nossa sugestão é que você faça uma limpeza geral em seu micro, removendo aqueles programas que você instalou mas não usa ou, então, fazer um upgrade de disco ràgido.

Ultimamente tenho recebido a mensagem de erro "S.M.A.R.T. Command Failed" durante o boot da minha míquina. O boot não píra, mas o PC tenta iniciar da IDE1 e não reconhece o sistema. Se eu desligar o micro e configurar este disco com problemas para slave e inicií-lo com um outro disco como master e depois voltar a configuração original, o problema píra e posso usar o PC "normalmente". Isso acontece aleatoriamente, ora antecedido de um travamento do sistema, ora quando eu simplesmente ligo a míquina. Como posso obter mais informações sobre o que estí acontecendo? O disco em questão é um Fujitsu de série MPB30XXXX de 4.3 GB. Jí tentei o site do fabricante, mas não encontro nada lí.

O problema é simples: o seu disco ràgido estí com defeito. A solução é a troca do disco. O S.M.A.R.T. (Self-Monitoring Analysis and Reporting Technology) é uma ferramenta de diagnóstico existente dentro do disco ràgido que reporta caso o disco esteja com problemas - o que é justamente o seu caso.

Verificando sua coluna observamos a carta de seu leitor perguntando a respeito de disco ràgido para transporte, a solução apresentada seria a gaveta para disco ràgido, porém apresentamos uma outra solução existente também em mercado que é fabricado pela empresa ATEN (http://www.aten.com.tw) e revendido pela empresa Datatri (RJ), chama-se Disk2Go Portable Hard Disk. É uma solução bem interessante: ele é ligado ao micro através da porta paralela.

Realmente não conhecàamos esse equipamento, que parece ser uma solução bem interessante para aqueles que querem transportar um disco ràgido de um lado para o outro. Quem estiver interessado no equipamento, o telefone da Datatri é 21-283-2413 e o site, http://www.datatri.com.br.

É possàvel transformar um disco ràgido em uma espécie de Zip Drive? Ou seja, usí-lo na porta paralela do micro? Se sim, como fazer?

Isso não é possàvel, mas existe uma solução que pode ser útil se a sua idéia é ter um disco ràgido que você possa levar para qualquer lugar. Em lojas especializadas você encontra à venda gavetas de disco ràgido. Essas gavetas consistem em duas partes: uma interna onde o disco ràgido é instalado, e uma externa que é presa ao gabinete do micro em uma baia de 5 1/4". Basta instalar essa parte externa (que é presa ao gabinete) em todos os micros onde você pretende instalar o disco ràgido. Por exemplo, se você costuma levar o disco ràgido de casa para o escritório todo o fim de semana e não agüenta mais ter de ficar abrindo os micros para instalar e desinstalar o disco, basta instalar uma gaveta no micro de casa e outra no micro do escritório. Como o disco estarí instalado em uma gaveta removàvel que é acessada pela parte da frente do micro, você não precisarí mais ter de ficar abrindo o micro para instalar o disco. Só tome o cuidado de instalar a gaveta do disco ràgido com o micro desligado. A instalação dessa gaveta é simples: ela é instalada como se fosse um disco ràgido, ou seja, você deve conectar um flat cable ligando a gaveta à porta IDE da placa-mãe, bem como o plugue da fonte de alimentação. Jí a comunicação do disco ràgido com a gaveta é feita através de um conector, através de encaixe.

Ouvi falar de um cabo de 80 vias para ser usado com UDMA/66 ( 66,6 MB/s) Que tipo de cabo é esse?

O plug desse cabo é de 40 pinos normal. mas o cabo em si tem 80 vias; essas 40 vias adicionais são fios de terra para diminuir a interferência eletromagnética.

Comprei um notebook Pentium MMX com disco ràgido de 1,3 GB e Windows 98 instalado. Ao tentar utilizar o utilitírio de conversão de FAT 16 para FAT 32 aparece uma mensagem informando que se o computador tem o recurso de hibernação e que eu poderei perder dados, e não é recomendível eu continuar. O que significa isto e o que o recurso de hibernação tem a ver com a FAT do disco ràgido?

O recurso de hibernação é um recurso de economia de energia que faz com que determinadas partes do micro se desliguem ou diminuam o seu consumo de modo a economizar energia após um determinado peràodo de inatividade. Esse recurso é essencial para notebooks, jí que eles usam baterias e qualquer economia de energia é bem-vinda. Acontece que se esse modo de hibernação entrar em atividade bem no meio de uma conversão de FAT, você poderí perder os dados do disco ràgido. Para que isso não ocorra, basta entrar no setup do micro e dasabilitar o gerenciamento de consumo elétrico. A maneira como isso é feito deve ser vista no manual de seu notebook. Após efetuar a conversão, habilite novamente os recursos de gerenciamento de energia.

Gostaria de saber se existe algum maneira ou algum tipo de software que faça o computador reconhecer o tamanho total de um disco ràgido. Sempre que você cria a partição nova, seja para um disco novo ou não, o sistema nunca "enxerga" o tamanho total do disco, porquê? Mesmo o Windows, também não reconhece o tamanho original. Por isso você sempre acaba perdendo um "pedaço" do disco. Como é possàvel solucionar esse problema?

Essa é uma dúvida extremamente comum e estí relacionada a três fatores, e um deles pode ser o caso que estí acontecendo com você. Primeiro, os microcomputadores até a época dos primeiros 486s não reconheciam discos ràgidos maiores que 504 MB. Isso foi resolvido criando-se um modo de acesso ao disco chamado LBA. Por isso, se o computador for novo e o disco for maior que 504 MB, você deve habilitar esse modo no setup de maneira que você consiga formatar o disco ràgido com sua capacidade total. Segundo, o sistema de arquivos FAT-16, usado pelo DOS e pelo Windows 95, não reconhece partições maiores que 2 GB. Se o seu disco for maior que isso, você obrigatoriamente terí que dividir o disco em vírias partições. A solução é o uso de outro sistema de arquivos diferente da FAT-16, como, por exemplo, a FAT-32, disponàvel nos sistemas Windows 95 OSR2 e Windows 98; o NTFS, disponàvel no Windows NT; e o HPFS, disponàvel no OS/2. E, finalmente, o erro mais comum cometido por todos: falso arredondamento. A maioria das pessoas assume que 1 KB é igual a 1.000 bytes, 1 MB é igual a um milhão de bytes e que 1 GB é igual a um bilhão de bytes. Só que isto estí errado. 1 KB é igual a 2^10 bytes (1.024 bytes), 1 MB é igual a 2^20 bytes (1.048.576 bytes) e 1 GB é igual a 2^30 bytes (1.073.741.824 bytes). Infelizmente os fabricantes de disco ràgido e muitas publicações "especializadas" usam a nomenclatura falsa e não a verdadeira, dando diferença de capacidade. Por exemplo, discos ràgidos vendidos como sendo de 3,2 GB na verdade não são de 3,2 GB, mas sim de 3,2 bilhões de bytes. Isso dí aproximadamente 2,9 GB. É claro que, ao formatar um disco ràgido de "3,2 GB" o sistema acusarí que ele é de 2,9 GB, pois ele É de 2,9 GB. Dessa forma, não hí perda nenhuma de espaço; todos os discos ràgidos são formatados em sua capacidade total. O que acontece é que os fabricantes informam sempre a capacidade errada do disco ràgido, arredondada para que ele pareça ter uma capacidade maior do que aquela que ele realmente tem.

Como instalar ou verificar se estí instalado o UDMA-2?

Se você tiver instalado os drivers de bus mastering, o modo Ultra DMA estarí ativo automaticamente.

É possàvel instalar um disco ràgido SCSI junto com um disco IDE em um mesmo micro?

Sim, sem problemas.

Tenho um disco ràgido com o Windows 95 instalado e usando o sistema FAT-16. Posso instalar o Windows 98 e converter o disco ràgido em FAT 32 sem perder os arquivos ali armazenados?

Sim, sem problema algum.

Possuo um disco ràgido que estí dividido em 2 partes, uma com 2 GB e outra com 500 MB. Instalei o Windows 98 e resolvi usar o sistema FAT32, só que não consigo transformar a partição menor, de 500 MB, em FAT-32: o sistema diz que a unidade é muito pequena para a conversão. O que devo fazer para conseguir resolver o problema, a fim de juntar as duas partes em uma só?

Realmente essa é uma limitação do utilitírio de Conversão de Unidade do Windows 98. Para juntar todas as partições do disco ràgido em uma só, você precisarí utilizar um outro utilitírio de conversão e reparticionamento, como o Partition Magic.

Gostaria de saber como funciona o Sistema RAID (Redundant Array of Inexpensive Disk).

Trata-se de um sistema que utiliza vírios discos ràgidos do padrão SCSI. A idéia bísica é fazer cópias instantâneas (espelhamento) de tudo aquilo que estí sendo gravado no disco ràgido principal. No caso de o disco ràgido apresentar defeito, então temos um backup atualizado dos dados. Outra idéia é dividir os dados entre vírios di
    Nordics Never Retreat, because they move with the fury of Odin - Heill Odin Heill Thor
    Busca Invaders Team

:lol: Mto bom.

Membro
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    huhauahua muito bom!!
    ja tirei 2 duvidas q ia postar
    hehe
    vlw cara
    --------------------------------------------------------

QUER UMA SIGN? SO PEDIR xD

Newbie
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    muito bom cara demais

Re: Antes de Postar Procure a Resposta de suas Perguntas Aqui

Olá, sou novo aqui, e gostaria de saber como faço para tirar minhas duvidas me ajudem.

Hacker
    Data de Ingresso
    Sep 2007

Re: Antes de Postar Procure a Resposta de suas Perguntas Aqui

walter correa,

Primeiramente seja bem vindo ao forum!
    Espero que vc curta muito a comunidade Invaders!
    Segundamente: De uma lida nas Regras do Forum para entender o melhor funcionamento da comunidade.
    Quando ao seu problema da sua dúvida, se ñ houver a resposta pra ela nesse tópico, poste em alguma área relacionada ao seu problema.

Abraço!!!
    :arrow:

Newbie
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Comprei um pc sem memória ram, precisaria comprar uma, mas naum sei qual? Meu amigo ta querendo vender uma, segue o nome da placa mãe e modelo da memoria ram que o meu amigo ta querendo vender:
    Placa mãe:
    Tipo de processador Intel Celeron D 315, 2266 MHz (17 x 133)
    Nome da Placa Mãe ECS P4VMM2 (2 PCI, 1 AGP, 1 CNR, 2 SDR DIMM, 2 DDR DIMM, Audio, Video)
    Chipset da Placa Mãe VIA VT8751(A) ProSavageDDR P4M266(A)
    Memória do Sistema [ TRIAL VERSION ]
    DIMM1: Apacer Tech. 256 MB PC2700 DDR SDRAM (2.5-3-3-7 @ 166 MHz) (2.0-3-3-6 @ 133 MHz)
    Tipo de BIOS Award (02/25/05)
    Porta de comunicação Porta de comunicação (COM1)
    Porta de comunicação Porta de impressora ECP (LPT1)

[ DIMM1: Apacer Tech. (256 MB PC2700 DDR SDRAM) ]

Propriedades do módulo de memória:
    Nome do módulo Apacer Tech.
    Número de série Nenhum
    Tamanho do módulo 256 MB (1 rank, 4 banks)
    Tipo de módulo Unbuffered
    Tipo de memória DDR SDRAM
    Velocidade da memória PC2700 (166 MHz)
    Largura do módulo 64 bit
    Voltagem do módulo SSTL 2.5
    Método de detecção de erros Nenhum
    Taxa de atualização Reduzido (7.8 us), Self-Refresh

Grato

Reverse Engineering Avatar de C0M3ND4D0R
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Se voce vai comprar a memoria juntamente com essa placa-mãe, então....não tem problema (desde que tudo esteja funcionando). Agora, se o que voce vai comprar é só memoria......de nada adianta voce por aqui a placa do seu amigo.....voce precisa saber é se a sua placa-mãe suporta esse modelo de memoria, se suportar...então, pronto. Se o preço for em conta......compre. Eu recomendo sempre memorias novas, hoje não é tão caro assim.

Valeu....abraços
    Eu não crio falhas em Softwares, eu exploro as já existentes...I'm not a Cracker, I am a "Professional Reverse Engineers"

Minha Regra: ...(Do or Die)
    É extremamente proibido pedir: CHAVE DE ATIVAÇÃO/SERIAL/CRACKS/PATCHS/KEYGENS/…

Newbie
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Valeu.....Entaum, eu preciso somente da memória ram, mas naum sei qual tipo de memória é compatível com a minha placa mãe?? VC pode me ajudar???

Grato

Reverse Engineering Avatar de C0M3ND4D0R
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por Ricky11 Ver Post
    Valeu.....Entaum, eu preciso somente da memória ram, mas naum sei qual tipo de memória é compatível com a minha placa mãe?? VC pode me ajudar???

Grato
    Claro que sim....posso te ajudar, mais para isso preciso que voce poste aqui a marca eo modelo de sua placa-mãe.

Abraços
    Eu não crio falhas em Softwares, eu exploro as já existentes...I'm not a Cracker, I am a "Professional Reverse Engineers"

Minha Regra: ...(Do or Die)
    É extremamente proibido pedir: CHAVE DE ATIVAÇÃO/SERIAL/CRACKS/PATCHS/KEYGENS/…

Permissões de Postagem