Página 3 de 17 PrimeiroPrimeiro 1234513 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 163
    Membro
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    .: Aula 6 - Principais funções de tratamento de caracteres em C/C++:.

Tratar de textos(string!) com C/C++ é delicado, pois não possuimos um tipo de dado para isso. Assim, utilizamos vetores do tipo char. È importante saber que a linguagem C/C++ só reconhece o fim de uma cadeia de caracteres(texto!) por meio do '\0' (barra zero). Mas não se preocupe, o próprio compilador faz isso, você só tem que declarar uma posição a mais. Exemplo: um vetor com a palavra OLA, tem que ser assim: vetor[4];

------------
    |O|L|A|\0|
    ------------
    .0 1 2 3

:idea: Manipulando cadeias de caracteres

*para utilizar as funções que irei apresentar agora, teremos que declarar a biblioteca string.h

strcat(str1, str2)
    Concatena(junta) str2 à str1

strchr(str1, ch)
    Retorna um ponteiro(irei explicar isso mais para frente) para a posição da cadeia str1, onde o caractere ch é encontrado pela 1º vez.

strcpy(str1, str2)
    Copia str2 para a cadeia str1

strcmp(str1, str2)

Compara as duas e, volta o valor 0 se iguais, menor que zero se str1 é alfabeticamente menor que str2, e maior que zero se str1 for maior.

strlen(str)
    Obtem o tamanho de str1

strstr(str1, str2)
    Retorna um ponteiro para a posição de str1 onde str2 é encotrada pela 1º vez.

:idea: Inicializando cadeias de caracteres

1.na declaração
    char nome[]={'M', 'a', 'r', 'k', 'o', 's', '\0'};

2.na atribuição
    char vet[4];
    strcpy(vet, "Ola");

3.pelo teclado
    char vet[8];
    gets(vet);

Obs.: Utilizei o gets() que pega string, porque se colocase cin >>, no primeiro espaço nossa cadeira seria terminada.
    :arrow:

Newbie
    Data de Ingresso
    Apr 2005
    ja vi essas aulas la no site da ufpr

seila se e o mesmo,mas do mesmo jeito ta muito boa

Lamer
    Data de Ingresso
    Sep 2005

Show de Bola!!!!!!

Ow gente...esse mini-curso de C/C++ tí show!!! Parabéns ao pessoal que se organizou para monta-lo.....

Só que lendo o tutorial surgiu uma duvida na minha cabeça...qual a diferença de "C" para "C++" :?:

Agradeço qualquer ajuda...

Membro
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Citação Postado originalmente por Anarkus
    ja vi essas aulas la no site da ufpr

seila se e o mesmo,mas do mesmo jeito ta muito boa
    Amigo,

hehe, pode ser coincidência, pois estes são de minha autoria mesmo. O livro que uso como fonte para quem quiser é:

Fundamentos da Programação de Computadores
    -Ana Fernanda Gomez Ascencio
    -Edilene Aparecida Veneruchi de Campos
    Pretince Hall, 2002

Abraços,

Membro
    Data de Ingresso
    Jun 2005

Re: Show de Bola!!!!!!

Citação Postado originalmente por Juniow
    Ow gente...esse mini-curso de C/C++ tí show!!! Parabéns ao pessoal que se organizou para monta-lo.....

Só que lendo o tutorial surgiu uma duvida na minha cabeça...qual a diferença de "C" para "C++" :?:

Agradeço qualquer ajuda...
    Amigo,

C++ é como se fosse uma extensão do C que dí suporte a orientação a objeto. Ele possui alguns recursos a mais do que o C, muda algumas sintaxes, como de entrada e saàda. Dizemos que C++ é orientada a objeto...

Espero ter ajudado,

Membro
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    .: Aula 7 - Registros:.

Registros são variíveis compostas heterogêneamente. Pode agregar diferentes informações. Pode ser definida também como uma coleção de campos, onde cada um pode ser de tipo de dado diferente.

:idea: Declaração de registros

É utilizado a sintaxe struct.Exemplo:

struct dados {
    char id;
    int passwd;
    }

Assim definimos que nosso registro dados pode armazenar um id e um passwd(campos da estrutura!).

:idea: Declaração de variíveis do tipo registro

Quando queremos declarar uma variível do tipo inteiro, usamos int var. Como vamos declarar do tipo da nossa estrutura(Exemplo acima) irí ficar assim:

dados var;

dados vetor[3];

dados matriz[4][5];

P.S.: Quando mechemos com vetores e matrizes em registro quer dizer que: vetor - cada posição irí conter um id e um passwd; matriz - cada célula irí conter um id e um passwd.

:idea: Acesso a membros de estrutura

Bom, depois de declarí=los iremos manipular. Para manipular precisamos dizer a qual campo se refere. Vou usar exemplos. Estarei utilizando a estrtura dados lí de cima.

vou definir um id 'm' e passwd 3:

dados var;
    var.id='m';
    var.passwd=3;
    (obs: quando mexemos com caracteres usamos '', com texto "")

inserir a senha 1234 na 3º posição(lembre que começa da posição 0) do vetor:

dados vetor[5];
    vetor[2].passwd=1234;

aee..

ae veio...c poderia me da uma ajudinha... nao consigo mais mover o cursor pra uma posicao determinada com printf("\x1B[%d;%dH",x,y);
    onde x e y sao as coordenadas da tela... bem eh essa minha duvida...
    nao ta funfando mais ou algo parecido?!? ...vlws ae ta bacana seu material ... aguardo resposta =]

Membro
    Data de Ingresso
    Jun 2005

Re: aee..

Citação Postado originalmente por djefferson
    ae veio...c poderia me da uma ajudinha... nao consigo mais mover o cursor pra uma posicao determinada com printf("\x1B[%d;%dH",x,y);
    onde x e y sao as coordenadas da tela... bem eh essa minha duvida...
    nao ta funfando mais ou algo parecido?!? ...vlws ae ta bacana seu material ... aguardo resposta =]
    Amigo,

Um jeito para você arrumar é o seguinte. Faça um processedimento chamado gotoxy(pode chamar como você quiser, eu pessoalmente prefiro esse!) assim:

void gotoxy(int x, int y)
    {
    COORD c;

c.X = x - 1;
    c.Y = y - 1;
    SetConsoleCursorPosition (GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE), c);
    }

Desse jeito toda vez que você quiser colocar o cursor aonde você quiser basta você chamar o procedimento, assim como o exemplo:

Quero posicionar na 10 linha, coluna 40 (lembrando que na tela do prompt tem 25 x 80).

gotoxy(40,10);

Deu para entender?!? Qualquer dúvida posta ai.

Abraços,

ae cara brigado ae.... vo da uma procurada no google ae por essa funcao SetConsoleCursorPosition...
    vlws...continua ae =]

Membro
    Data de Ingresso
    Feb 2005

Maneiro...

Legal, vc me deu uma idéia! Depois vou postar um mini-curso de assembler... o que sei vou colocar dpeois aà... aà vcs vão entender pq assembler é tão perigoso...
    Se eu tiver paciência e tempo depois posto sobre Assembler

Abraços

Tópicos Similares

1. Aprenda Aqui Sobre Algumas Linguagens de Programação
    Por sthealt no fórum Programação
    Respostas: 6
    Último Post: 18 Mar 2006, 23:45

Permissões de Postagem