Estou louco para comprar um notebook justamente para "brincar" com as conexões alheias não protegidas. E eu tenho a mesma dúvida que você.
Porém existem umas diferenças.
Digamos que você estí na sua casa, usa a linha discada, usa um provedor como o uol por exemplo. E resolver invadir a nasa =P. Caso consiga, seu ip estarí armazenado em 2 locais: Na nasa e no uol. Basta a nasa entrar em contato com o FBI, para eles entrarem em contato com a Embaixada Brasileira, para entrarem em contato com a Policia Federal, para entrar em contato com o uol para descobrirem que estava usando o ip naquele momento. Com o devido mandato o uol serí obrigado a informar que era você, e dentro de alguns dias a polàcia estaria na sua casa com um mandato de busca e apreensão.. além de um mandato de prisão. Levariam seu micro para fazer uma peràcia forense, veriam que de fato tudo indica que foi você quem invadiu. Ai viria um processo... e começaria o circo. (Se você foi esperto e usou um proxy do irã... estí a salvo, teoricamente).
A mesma idéia é numa lan-house. Você vai numa lan house meia boca, onde possuem apenas 8 micros, o atendente fica jogando paciencia por não ter coordenação motora suficiente para jogar counter strike, você chega, vê as 8 míquinas livres (acabou de abrir) e pergunta (para atormentar o atendente: Tem míquina ?) o atendente jí não muito feliz diz... "claro, isso e uma lan...". Você então para atormenta-lo mais ainda pergunta: quanto é a hora? (atrís do atendente tem uma placa enorme dizendo os preços) o atendente jí não muito feliz responde: "2 reais a hora" e você completa: e meia hora? o atendente respira fundo e responde "1 real".
A lan house é tão boa que não tem software de monitoramento nas míquinas, não tem cadastro dos clientes, não possui cameras de segurança, e os unicos programas instalados são internet explorer, msn e office.
Você senta em uma míquina, invade a nasa e adivinhe quem vai ser processado? O dono da lan house... pois quando a policia bater na loja dele irão questionar quem foi que acessou (isso passado alguns dias..ou meses) o atendente não vai nem ao menos se lembrar de você, não vai ter nenhuma identificação sua... logo, ele serí preso.
Se bem que jí li 2 notàcias dizendo que "hacker é preso em flagrante numa lan house" então cuidado =P.
Agora no caso de uma rede sem fio, um hotspot... da até para brincar: "deixa eu ir lí ver meus emails, mandar uns spams, ativar umas botnets e tomar um café". Basta ir com seu notebook acessar invadir a nasa e ir embora.
Novamente a policia irí bater no atendente.. e ele serí preso.
Mesmo se a cafeteria tivesse um sistema de logs de ips.. não iria adiantar muito, pois você estí usando uma conexão que não é sua, você quebrou a senha e estí navegando. Seu ip ficarí marcado.. mas e ai? O que poderão fazer com ele? Nada.. o provedor não estí cadastrado em seu nome...
O que pode acontecer (ai começam a surgir idéias mais utópicas) é gerar log de todas conexões e gravar o MAC! Se ele não for clonado (rsrs) é possàvel descobrir o fabricante.. o lote.. descobrir para onde foi vendido.. quem vendeu.. quem comprou... e por ai vai.
Tudo se limita a 2 coisas: Tempo e dinheiro! Se a "vitàma" no caso a nasa tiver isso e quiser saber quem foi.. ela pode até conseguir. Mas seria um trabalho estremamento dificil. Eles podem conseguir coletar todos os indicios técnicos.. mas podem não conseguir liga-los a você.
Então ai fica a dica (para pessoas que estão querendo montar um hotspot):
1- Obrigue os clientes a se cadastrarem e fornecer documentos reais;
2- Faça log de ips e MACs;
3- Instale cameras de vigilancia;
4- procure na net por segurança em redes sem fio.
Vira e mexe aparecem notàcias sobre redes sem fio, li recentemente que um homem foi preso na china ou japão por ter usado a internet sem fio do vizinho por meses.
Ai entra uma outra questão... eu estou em minha casa, meu notebook detecta o sinal do vizinho..ele não colocou senha, logo, posso navegar de graça. A culpa não é minha! A culpa é dele que não protegeu o sinal dele, não quer que ninguem acesse? Ele que tome as providencias para isso. Eu não pedi para essas ondas de rídio entrarem na minha casa...
Em suma, 100% de anonimato não existe! Se quiserem te pegar vão conseguir. Mas se usar um notebook num hotspot numa cidade e ir embora... sinceramente? Dúvido que seja possàvel.
Quero dizer que isso é o que eu penso, posso estar errado e convido a todos a postarem suas opiniões.
Antes de postar, dei uma lida no istf...
O que achou? xD