Resultados 1 a 6 de 6
    Newbie
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Tutorial/Explicação Mac Address

Para permitir uma entrega local de quadros na Ethernet(Rede), deve existir um sistema de endereçamento, uma maneira exclusiva de identificação de computadores e interfaces. A Ethernet usa endereços MAC que têm 48 bits de comprimento e são expressos como doze dàgitos hexadecimais em pares. Os primeiros seis dàgitos hexadecimais, que são administrados pelo IEEE, identificam o fabricante ou o fornecedor. Esta parte do endereço MAC é conhecida como OUI (Organizational Unique Identifier). Os seis dàgitos hexadecimais restantes representam o número de série da interface ou outro valor administrado pelo fabricante do equipamento especàfico. Os endereços MAC às vezes são conhecidos como burned-in addresses (BIA), porque são gravados na memória apenas de leitura (ROM) e são copiados na memória de acesso aleatório (RAM) quando a placa de rede é inicializada.

Na camada de enlace de dados, cabeçalhos e trailers MAC são adicionados aos dados da camada superior. O cabeçalho e o trailer contêm informações de controle destinadas à camada de enlace de dados no sistema de destino. Os dados das camadas superiores são encapsulados dentro do quadro da camada de enlace de dados, entre o cabeçalho e o trailer, que é então transmitido na rede.

As placas de rede usam o endereço MAC para avaliar se a mensagem deve ser passada para as camadas superiores do modelo OSI. A placa de rede faz essa avaliação sem usar o tempo de processamento da CPU, proporcionando melhores tempos de comunicações na rede Ethernet.

Em uma rede Ethernet, quando um dispositivo quer enviar dados, ele pode abrir um caminho de comunicação com o outro dispositivo, usando o endereço MAC de destino. O dispositivo de origem insere um cabeçalho com o endereço MAC do destino pretendido e envia os dados para a rede. Como esses dados trafegam pelos meios fàsicos da rede, a placa de rede em cada dispositivo na rede verifica se o seu endereço MAC corresponde ao endereço de destino fàsico carregado pelo quadro de dados. Se não houver correspondência, a placa de rede descartarí o quadro de dados. Quando os dados chegam ao seu nó de destino, a placa de rede faz uma cópia e passa o quadro adiante pelas camadas OSI. Em uma rede Ethernet, todos os nós precisam examinar o cabeçalho MAC, mesmo que os nós de comunicação estejam lado a lado.

Todos os dispositivos conectados à rede local Ethernet têm interfaces endereçadas, inclusive estações de trabalho, impressoras, roteadores e switches.

Thats aLL ;D
    :arrow: Fonte: CCNA PREP Center.

Thats aLL ;D

Newbie
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    comentem comentem 8)

Thats aLL ;D

Hacker
    Data de Ingresso
    Apr 2005
    Bom Tópico teoria sempre é bem vinda! Tem pessoas que só se interessam pela prítica e ignoram a teoria... oO.

Hub usa a camada fisica;
    Switch usa a camada de Enlace;
    Roteador usa a camada de rede.

Não vejo a hora de chegar meu livro do Tannenbaum de redes hehe.
    "A Religião É O Ópio Do Povo" Marx

Newbie
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Citação Postado originalmente por Anarkiabr
    Não vejo a hora de chegar meu livro do Tannenbaum de redes hehe.
    Eu tenho o do Filippeti sobre o CCNA 4.0 =P é mais voltado pra coisa da cisco mas o primeiro móulo do livro é bem legal de teoria xD

Thats aLL ;D

Administrador Administrador Avatar de souzadc
    Data de Ingresso
    Jan 2005
    Cara,

Muito bom cara. Teoria é fundamental para o entendimento e deixa a execução da prítica mais fícil.

Sem mais!!!
    :arrow:

Dúvidas somente no fórum, NÃO respondo via MP's, MSN, Orkut, E-mail e afins. Obrigado!

Membro
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    interessante esse post!

Dose que eu so iniciante...Aii eu qero me aprofunda em redes em programaçao, linux, windows....

mais um de cada vez!

Tópicos Similares

1. Respostas: 102
    Último Post: 23 Feb 2012, 12:25
  2. mudando mac address
    Por demoniako no fórum Dúvidas
    Respostas: 0
    Último Post: 22 Apr 2008, 00:50

Permissões de Postagem