Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

[Tutorial]Montar um PC em 10 passos

Montar um PC em 10 passos!

Comecemos então...

Passo 1 - Planejamento

Em primeiro lugar e antes de começarem a comprar peças ao desbarato deverão colocar a vocês mesmos uma série de questões:
    • Qual vai ser a função da minha míquina?[/*:m:ufur44yp]
    • Quero aproveitar alguma coisa da míquina que jí possuo, ou vou criar uma de raiz?[/*:m:ufur44yp]
    • Quantos € posso eu dispensar para o computador?[/*:m:ufur44yp]

Bom, penso que todos entendem a razão pela qual devem colocar estas questões a vocês mesmos… Equipar uma míquina para “surfar” na Internet e escrevinhar umas coisitas serí muito diferente (e muito mais barata) que montar um computador para um “harcore gamer”.

Passo 2 – Compatibilidades

É extremamente importante, ao comprarmos as peças para montar uma míquina, termos a certeza que os componentes são, não só compatàveis entre si, como assegurar-nos de que existem drives adequadas para a plataforma onde vamos trabalhar.
    Não vou aprofundar muito este tema, se o fizesse o tópico tornar-se-ia infindível. Vou focalizar mais na montagem em si…. Aconselho vivamente a toda a gente que não tem certezas, a postar aqui no fórum a configuração que pretende, que eu ou outro utilizador serí certamente capaz de vos informar se os componentes são todos “compatàveis” entre si.

Passo 3 – Adquirir os componentes

Bom, decidido o que irei colocar na minha míquina nova e tendo a certeza que teoricamente tudo funcionarí junto, o próximo passo serí a aquisição do material.

Vou apresentar de uma forma genérica, o que necessitam para montar uma míquina.

• Caixa Fonte Alimentação[/*:m:ufur44yp]
    • Motherboard[/*:m:ufur44yp]
    • Memória RAM[/*:m:ufur44yp]
    • Disco Ràgido[/*:m:ufur44yp]
    • CPU + Cooler[/*:m:ufur44yp]
    • Drive CD’s DVD’s (opcional)[/*:m:ufur44yp]
    • Placa Grífica (opcional)[/*:m:ufur44yp]
    • Placa de Som Rede … PCI (opcional)[/*:m:ufur44yp]
    • Parafusos[/*:m:ufur44yp]
    • Pulseira Anti-Estítica[/*:m:ufur44yp]
    • Chave de Estrela[/*:m:ufur44yp]
    • Massa Térmica[/*:m:ufur44yp]

Passo 4 – Montagem (Motherboard)

Jí com as componentes todas em nosso poder, avançamos então com a montagem.

ATENÇàO – ao mexer em componentes electrónicas, tenham o cuidado de utilizar uma pulseira anti-estítica, ou no mànimo tenham o cuidado de se desmagnetizarem antes de procederem à montagem do que quer que seja!

Todos os componentes de que iremos necessitar (para além de uma caixa e da fonte, claro). Aconselho a seguirem a normativa ATX (medidas estandartizadas).

Antes de começarem tenham tudo o que necessitam à mão, montem a míquina num sàtio com muita luz e onde tenham espaço de manobra. De preferência num local onde não estejam a entrar e a sair pessoas (para não se habilitarem a acidentes).

• 4.1 Componentes à Motherboard

4.1.1. Primeiro o processador. Vão à mothreboard e no socket do CPU vão encontrar uma pecinha metílica, levantem-na.

4.1.2 Retirem cuidadosamente o CPU da caixa e alinhem-no com o socket. Se repararem o processador tem uma setinha num dos cantos inferiores a indicar a posição em que deve ser montado. Esta componente é extremamente delicada, é escusado forçar, empurrar, bater ou cuspir. Tratem o processador com amor e carinho…
    Depois de alinhado, suavemente insiram-no sobre o socket. De seguida apliquem UM POUCO de pressão para os pinos encaixarem. Jí com o processador montado, baixem a pecinha metílica de modo a que o processador fique fixo

4.1.3 Apliquem um pouco de massa térmica no topo do CPU (na pecinha de metal, tal como na imagem). A massa térmica ajuda o calor do processador a ser transferido para o cooler que posteriormente vão colocar por cima do processador.

4.1.4. Montagem do Cooler - Vou apresentar dois tipos de cooler’s. A minha míquina tem um processador AMD, teve de ser fixado com a ajuda de uma chave de fendas. Alinhem o cooler (estejam certos que é adequado para o vosso tipo de socket). Quando estiverem certos da sua posição, fixem-no.

4.1.5 Com o cooler montado encontrarão aà perto, na motherboard uma entrada para ligarem a alimentação.

5 - Memória RAM

5.1 Este é provavelmente o componente mais fícil de se instalar. Alinhem a memória com a ranhura e insiram-na, mais uma vez aplicando uma suave força. É impossàvel colocar uma memória ao contrírio, por isso escusam de forçar, caso não esteja a entrar, inseri-la ao contrírio deve ser uma boa ideia…

Todos os componentes mais “complicados” e delicados estão agora conectados, vamos colocar a motherboard dentro da caixa.

6 - Colocação da Motherboard na Caixa

6.1 Consoante o tipo de caixa, o sistema poderí ser um pouco diferente, mas no fundo vai dar tudo ao mesmo. Neste caso consigo retirar a base para montar a motherboard, em caixas mais “rascas” isto não é possàvel, abram a caixa e tombem-na.

6.2 Sinceramente não sei como se chamam os parafusos para colocar a motherboard, pode ser que alguém daqui me consiga ilucidar (em inglês chamam-lhes spacers). No entanto são deste género:

Geralmente a caixa tem imensos furos onde poderiam aparafusar a motherboard. Como é óbvio não vão utilizar todos. Verifiquem quais dos furos na caixa se alinham com os furos da board. Nesses coloquem os tais parafusos.
    Estes parafusos que elevam a motherboard têm uma grande razão de ser. A motherboard não pode estar em contacto com o metal da caixa.
    Alinhem e coloquem a motherboard sobre os “spacers” e aparafusem-na. De preferência, de modo a que não focalizem a pressão num ponto, vão aparafusando gradualmente e aleatoriamente os parafusos.

No final deste processo, a vossa míquina deve-se parecer com isto...

7 - Bom, agora vamos conectar o disco ràgido e as drives CD / DVD

7.1 Comecem por colocar o disco ràgido no local apropriado e aparafusem-no. Atenção que as drives de CD / DVD colocam-se gerlamente pela frente da míquina. No sentido contrírio do disco ràgido, por exemplo.

7.2 Certifiquem-se de que aparafusaram todos os componentes, mas não em demasia. Antes de colocarem as drives, configurem os jumpers. Se ligarem apenas uma drive ao cabo IDE, configurem essa drive como MASTER. Caso liguem mais que uma, configurem uma como MASTER e outra como SLAVE.

7.3 Jí aparafusados, liguem os cabos IDE. Existem dois tipos de cabos IDE, os de 40 pinos (drives CDDisco Ràgido) e os de 34 pinos(Drive Disquetes).
    Atenção agora: geralmente as boards distinguem a ligação primíria IDE à motherboard, da secundíria. Geralmente a primíria serí a de cor diferente. No entanto lembrem-se sempre que a primeira serí a que estí mais perto do botão para ligar a míquina.
    À ligação primíria, irão conectar o cabo que vai ligar ao(s) disco(s) e à secundíria as drives CD ou DVD.

7.4 Caso possuam disco(s) SATA, a ligação dos mesmos serí diferente. Nestes basta conectar uma extremidade ao disco e a outra a board.

8 - Alimentação

Algumas caixas jí trazem fonte de alimentação montada. Se a vossa não tiver, é óbvio que terão de adquirir uma para alimentar o vosso PC. Certifiquem-se de que tem potência suficiente para alimentar correctamente todos os componentes da vossa míquina. Perguntem aqui no fórum, se tiverem dúvidas.
    Caso não traga a fonte jí montada, é uma questão de a aparafusarem à traseira da caixa.

8.1 Agora é uma questão de conectar os cabos da alimentação a todos os componentes. Comecem pela motherboard. O cabo serí o da imagem e vai conectar directamente à motherboard.

Hoje em dia os CPU’s jí exigem alimentação própria, na imagem podem constatar a ligação principal e ao lado uma ligação para alimentar uma fan (ventoinha) e a ligação para o CPU (AUX).

8.2 Finalmente conectem o disco ràgido e a drive de CD’s/DVD’s

9 - Conectar o Painel Frontal

9.1 Se repararem, a vossa caixa tem umas luzes à frente. Para funcionarem, tal como o botão de ligar e reiniciar, têm de fazer a ligação dos respectivos cabos à motherboard. As entradas estão sempre no canto inferior direito da board.
    Para saberem que cabo corresponde ao quê, eu dou-vos uma ajuda:

• SP, SPK ou SPEAK – Para o som. (tem 4 pinos)[/*:m:ufur44yp]
    • RS, RE, RST ou RESET – Botão para reiniciar[/*:m:ufur44yp]
    • PWR, PW, SW, PS ou Power SW – Botão para ligar[/*:m:ufur44yp]
    • PW LED, PWR LED ou Power LED – Luz do pc ligado[/*:m:ufur44yp]
    • HD, HDD LED – Luz de actividade do disco[/*:m:ufur44yp]

Para saberem onde ligar os cabos na motherboard consultem o respectivo manual.

10 - Placa Grífica + Slots PCI

Finalmente montem a vossa grífica (caso tenham), no Slot AGP PCI-Ex e as vossas placas PCI (de som, rede, etc…).

Muito atenção às temperaturas, este tutorial é mesmo muito bísico. Hoje em dia uma míquina nem fan's adicionais estí condenada a sobre-aquecer. Considerem em colocar pelo menos mais uma na caixa e um cooler no disco ràgido...

--------------------------------------------------------------------------------

E pronto, em princàpio estando todos os componentes conectados. A míquina deve estar a funcionar correctamente.

Antes de a testarem coloquem a vocês mesmos as seguintes questões :

1. Configurei bem os jumpers na motherboard (caso a vossa motherboard não suporte as alterações do processador na BIOS)?[/*:m:ufur44yp]
    2. Configurei bem os jumpers nas drives?[/*:m:ufur44yp]
    3. O processador, RAM e os outros componentes ficaram bem colocados? Encaixaram bem?[/*:m:ufur44yp]
    4. Liguei correctamente todos os cabos (incluindo a alimentação)?[/*:m:ufur44yp]
    5. Aparafusei bem todos os componentes?[/*:m:ufur44yp]
    Fonte: Project-PTW

Gray Hat
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Cara foi de grande ajuda saber dessa linha:
    SP, SPK ou SPEAK – Para o som. (tem 4 pinos)
    Eu não sabia direito qual era o fio pra desligar o sonzinho chato =D
    Meus dedos são largos pra tirar eles de la e depois colocar...
    Agora vou procurar certinho pra retirar esse enfezamento.
    Obrigado.

Wannabe
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Citação Postado originalmente por Art Masters
    Cara foi de grande ajuda saber dessa linha:
    SP, SPK ou SPEAK – Para o som. (tem 4 pinos)
    Eu não sabia direito qual era o fio pra desligar o sonzinho chato =D
    Meus dedos são largos pra tirar eles de la e depois colocar...
    Agora vou procurar certinho pra retirar esse enfezamento.
    Obrigado.
    Vale lembra que cada placa mae tem seu pinos em lugares diferentes, por isso e bom consultar o manual da mesma.

Gray Hat Avatar de hackermamute
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Hunn...

Isso serí de grande ajuda para muitos usuírios.

Parece o manual do SENAC ^^
    Mas não é... (eu acho)

Abraços.

Wannabe
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Vlw ae kra tirou um duvida q eu tinha :mrgreen:

:arrow: Abraco
    Adivinha doutor quem tá de volta na praça? (8)

Wannabe
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    ai pessoal eu tenho um duvida :lol:
    tipo eu vou compra um novo computador
    com é a melhor placa mãe on-board ou off-board?
    qual é a diferença entre elas?

tipo por que o cara aqui falou que a placa mãe off-board é melhor por que divide os processo em 4 núcleos

eu nao sei muito Hardware :lol:
    me add Meu perfil no orkut :wink:

Campanha:Ajuda Eu "invasione" a procurar uma namorada no forum-invaders :wink: :mrgreen:

Hacker
    Data de Ingresso
    May 2006
    Citação Postado originalmente por invasione
    ai pessoal eu tenho um duvida :lol:
    tipo eu vou compra um novo computador
    com é a melhor placa mãe on-board ou off-board?
    qual é a diferença entre elas?

tipo por que o cara aqui falou que a placa mãe off-board é melhor por que divide os processo em 4 núcleos

eu nao sei muito Hardware :lol:

com toda a certeza OFF cara pq ?

seguinte quando compramos uma placo on-board nossa memoria ram é compartilhada para audio e video por exe. enatum imagine vc com uma placa de ram no seu pc on -board de 256 e vc precisa instalar um programa que utiliza 256 de memoria ram (supostamente ele esta dentro da configuração),só que como sua placa de video é on-board ele vai retirar a memoria de sua placa entaum vamos supor que vc esta utilizando 128 de video o programa que vc instalou não vai funcionar, vc esta usando a memoria ram para as duas atividades sendo assim só restou 128 dos 256 que vc tinha, por isso eu sempre recomendo que se utilize placas off ou se utilizarem on board que coloquem placa de vi video e som off para melhoraram a performace de seu pc e desafogar o processador

obs: o custo de um pc off é maior mais na hora da manutenção é que notamos a vantagem pq se acontecer de queimar alguma coisa é só retirar uma e colocar outra agora se sua placa é on board fica mais complicado pq se queimar a placade rede a de modem e a video por ex dificilmente vai sobrar slot para colocar outra coisa, a resposta é meio complicada mais qualquer duvida pode perguntar que vou respondendo

simplicando

on-board-placa mãe integrada com placa de rede,modem,video e som

off-board-placa mãe individual sem placa de rede,modem,video e som acopladas todas as peças são individuais
    Nordics Never Retreat, because they move with the fury of Odin - Heill Odin Heill Thor
    Busca Invaders Team

Wannabe
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    valeu Cron Asatruar
    agora eu entendi :mrgreen:

então eu vou compra off mesmo

para roda o Windows Vista ultimate como todos as funções dele
    eu preciso de um otimo processado certo?

ou memoria ram?

qual processado vc eu tenho compra?
    eu tenho que tem 3 GB de memoria ram né?

Abraços mano valeu para vc me ajuda

PS:dinheiro nao é problema :mrgreen: meu pai vai compra para mim de aniversírio
    me add Meu perfil no orkut :wink:

Campanha:Ajuda Eu "invasione" a procurar uma namorada no forum-invaders :wink: :mrgreen:

Vou postar uma video que achei de como montar um computador.

http://www.youtube.com/watch?v=l8ppJbPmm-w
    By Niko
    ‘ Se não for para ser root, barbante é que não quero ser. ’

Especialidades : Security Essentials / ISO 17799:2005

Hacker
    Data de Ingresso
    May 2006
    Citação Postado originalmente por invasione
    valeu Cron Asatruar
    agora eu entendi :mrgreen:

então eu vou compra off mesmo

para roda o Windows Vista ultimate como todos as funções dele
    eu preciso de um otimo processado certo?

ou memoria ram?

qual processado vc eu tenho compra?
    eu tenho que tem 3 GB de memoria ram né?

Abraços mano valeu para vc me ajuda

PS:dinheiro nao é problema :mrgreen: meu pai vai compra para mim de aniversírio

hehehehe bom se dinheiro naum é problema entaum compra um quadricor (processador de 4 nucleos) e coloca 4 gb de ram com uma placa de video de 512,e com uma placa da creative de 7.1 de som ai tu naum compra mais pc por uns 5 anos
    Nordics Never Retreat, because they move with the fury of Odin - Heill Odin Heill Thor
    Busca Invaders Team

Tópicos Similares

1. [Tutorial]Aprenda a montar seu computador
    Por vitor_r_dias no fórum Hardware
    Respostas: 16
    Último Post: 31 Jan 2012, 11:36
  2. Respostas: 1
    Último Post: 28 Feb 2008, 19:44
  3. Respostas: 38
    Último Post: 29 Aug 2007, 18:27
  4. FreeBSD - Primeiros passos
    Por souzadc no fórum Linux / Unix / FreeBSD