Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12
    Gray Hat Avatar de Douglas Almeida
    Data de Ingresso
    Dec 2005

[Tutorial] Segurança e estabilidade usando Wine.

INTRODUÇàO.

O Wine fornece as funções e recursos usados pelo programa, respondendo às requisições feitas por ele da mesma forma que o Windows faria.
    O programa pede para desenhar uma janela na tela e colocar uma figura dentro.
    O Wine entende o comando e os converte para comandos que o X possa entender, de forma que a janela realmente seja criada, da mesma forma que seria no Windows.
    O programa pede para imprimir uma pígina ou tocar algo na placa de som e novamente o Wine entende os comandos e os converte em instruções que possam ser executadas pelo sistema.
    Devido a estas caracteràsticas, o Wine pode ser considerado um misto de wrapper (por direcionar e converter as chamadas feitas pelos programas) e implementação das dll's do Windows, que são os componentes que respondem parte destas chamadas.
    De certa forma o Wine é um projeto mais ambicioso que o VMware, pois o objetivo é realmente substituir o Windows, permitindo executar os programas diretamente e sem uma grande perda de desempenho.
    Caso o desenvolvimento do Wine jí estivesse concluàdo, poderàamos hoje executar qualquer programa do Windows, nativamente, lado a lado com os programas Linux. Seria um mundo ideal.

INSTALAÇàO E METODOLOGIA.

Semana passada, meu professor pediu pra fazer um seminírio de segurança e resolvi falar sobre virus, worms, derivados, etc.
    Para isso tive que instalar a míquina virtual VMWare no meu Linux/Ubuntu 7.04, tive muitos problemas e quando finalmente consegui. O rendimento desejado foi desanimador.
    Por isso resolvi mostrar uma ferramenta chamada Wine que substituirí “futuramente” as míquinas virtuais. Após fazer inúmeras pesquisa a respeito do software.
    Fiz a instalação do mesmo e concluir que usa usabilidade é muito satisfatória (“Adeus Míquina Virtual”);
    Neste pequeno tutorial vou mostrar como instalar utilizando o apt-get (repositório) por interface grífica e por linha de comando.
    Primeiramente vamos ver se o programa pode ser encontrado no respositório( Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic).
    Na figura 1 podemos observar que o repositório encontrou o pacote Wine que no meu caso jí estí instalado.
    Caso no seu repositório o Wine não esteja intalando, clique com o botão direito sobre o mesmo e marque a opção marcar para intalação.
    Logo após, clique no botão Aplicar, que é mostrado na imagem abaixo e confirme a instalação.
    É fícil observar que a instação é muito simples, pois pelo quando o pacote estí no repositório ele mesmo instala e configura em sua míquina o programa.

Figura 01. Instalando o Wine utilizando o Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Por linha de comando também é muito simples. Basta você abrir um terminal ou shell e instalar como root: O seguintes comandos estão abaixo:

Para logar como root digite:
    sudo -i
    Logo após aparecerí uma entrada para digitar a senha.
    Código:
    Password:
    Pronto, agora que estí logado como root vamos baixar o Wine e fazer a instalação. Lembrando a você que a instalação é feita automaticamente pelo Linux.

Para baixar e instalar digite:
    Código:
    apt-get install wine
    A imagem abaixo mostra todo o processo que eu fiz acima.

Figura 02. Instalando o Wine por linha do comando no Terminal.

RESULTADOS E TESTES.

Após ter feito testes sobre a utilização do Wine. Pude concluir que alguns programas não possuem um bom desempenho, e outros possuem melhor desempenho do que na plataforma Windows.
    Existem também uma arte manha que, caso não seja feito, o programa dí erro na instalação. é a utilização da linha de comando. Que tem que ser escrito no Terminal é lógico.

Código:
    winecfg
    Este comando abrirí uma Interface Grífica com o Wine, nesta é possàvel você configurar o aplicativo a ser instalado.
    É importante falar que em instalação anteriores que eu fiz sem utilizar o winecfg, as aplicações até instalaram.
    Mas quando eu tentava executar dava erro de instalação. Então, resolvi fazer os testes utilizando o winecfg e o erro não voltou a acontecer.

O mas interessante pra se mostrar aqui é a aba “Applications”. Nesta você deve clicar no botão “Add application” e achar o executível do programa que deve ser instalado (.exe).
    Também é importante a escolha da versão do SO: No meu exemplo eu utilizo a versão Windows XP.

As duas imagens abaixo mostra esse processo com mais detalhes.

figura 03. Localização do executível no Gerenciador de Arquivo.

figura 04. Configura a versão do SO.

Agora vamos instalar o bendito cujo do executível (.exe)

É importante você navegar por linha de comando para o diretório onde estí o executível.
    Por exemplo: Na imagem abaixo podemos observar que o .exe que eu vou utilizar como exemplo estí localizado em "/home/dougufpa/Desktop".

Quando estiver no mesmo diretório do .exe você deve digitar o comando abaixo. Eu vou utilizar como exemplo o Instalar_CoolSMS.exe

Código:
    wine Intalar_CoolSMS.exe
    Abaixo aparecem imagens que todo o processo de instação.
    É semelhando o next, next, ..., Finish do Windows :wink:

Figura 05. Aqui o Wine jí "Emula" a instalação do CoolSMS como é feito no Windows.

De agora em diante é só os passos que os utilizadores de Código Fechado utilizam. Não tem necessidade de eu ficar explicando.
    Imagens falam mais do que palavras.

Bem pessoal.

A minha tarde e inicio de noite jí se foram. Eu fico por aqui e espero que este tutorial ajude a quem deseja utilizar o Linux, sem perder a qualidade de alguns programas daquela plataforma.

Neo: "Meu olhos doem."

Morpheu: "É por que é a primeira vez que você os utiliza. Você estí livre da Matrix (Windows)".

Abraço a todos!

Hacker
    Data de Ingresso
    May 2005
    Lembrando sempre que como root apenas para instalar o Wine..

...a instalação dos programas é feita dentro do drive_c "Fake" do usuírio(e os programas devem ser rodados como usuírio final)

(geralmente este drive c "fake" fica em: /home/usuario/.drive_c ) :mrgreen:

Valeu dougufpa

Newbie
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    O Wine é realmente maravilhoso! Com ele é possàvel rodar a maioria dos softwares feitos para Windows no Linux.

Roda até jogos, alguns até mais rípido do que o windows.

Valew dougufpa

Wannabe
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Cara, desafio pra tu, me diz como eu rodo o chessmaster 5000 no wine, eu fiz direitinho, ele até aceitou a config pro win95, mas na hora de instalar a tela fica preta.
    LEU? GOSTOU? COMENTE!
    FAÇA O CARA QUE POSTOU CONTENTE!

Newbie
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Fcanlogger: Tens as drivers da tua placa grafica instaladas correctamente, ou mesmo te pergunto de as tens? Não me estou a referir a VESA... É bem possivel que esse jogo seja em OPENGL oi coisa do genero!
    Em que resolução estas a correr o jogo?
    Não é assim tão simples correr jogos em WINE, e a maioria das vezes consegues por a correr a APP não o jogo completo. Principalmente em jogos fluidos.
    Não ha mundo que mude a morte nem ha morte que mude o mundo.

Hacker
    Data de Ingresso
    May 2005
    Citação Postado originalmente por Fcanlogger
    Cara, desafio pra tu, me diz como eu rodo o chessmaster 5000 no wine, eu fiz direitinho, ele até aceitou a config pro win95, mas na hora de instalar a tela fica preta.
    Deve ser problema na placa de Vàdeo como o amigo 0x31 falou, ou nas configurações de vàdeo do wine....rodar o "winecfg" deve ajudar

...jí rodei Lineage2 e World of Warcraft no WINE...
    ....qualquer jogo mais leve que isto roda tranquilamente..

Wannabe
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Op,a tenho sim cara, uso o ubuntu, na primeira seção ele ativou os drives da minha ATI se bem q os efetios da area de trabalho não tão pegando. Vó checar de novo, mas qualquer ajuda é bem vinda.
    LEU? GOSTOU? COMENTE!
    FAÇA O CARA QUE POSTOU CONTENTE!

Hacker
    Data de Ingresso
    May 2005
    Citação Postado originalmente por Fcanlogger
    Op,a tenho sim cara, uso o ubuntu, na primeira seção ele ativou os drives da minha ATI se bem q os efetios da area de trabalho não tão pegando. Vó checar de novo, mas qualquer ajuda é bem vinda.
    Dí uma editada no teu arquivo de configuração do X, pode ajudar
    (Xorg.conf)

http://www.bestlinux.com.br/index.php?o ... Itemid=159
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=83973

Newbie
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Fcanlogger: Tas com as drivers opensource?
    Posta aqui o resultado do comando fglrxinfo, para eu ver isso!
    Não ha mundo que mude a morte nem ha morte que mude o mundo.

Hacker
    Data de Ingresso
    May 2005
    Verdade....a NVidia é um bom exemplo.
    O Drive opensource não segura bem os gríficos.....se vc for no site da NVidia e baixar o módulo do fabricante, fica show

Tópicos Similares

1. [Tutorial]Segurança máxima para um desktop usando VMWARE
    Por Luzinha no fórum Matérias e Artigos
    Respostas: 121
    Último Post: 10 Feb 2012, 09:26
  2. Instalando e usando o Wine
    Por Crash.Override no fórum Linux / Unix / FreeBSD
    Respostas: 2
    Último Post: 13 Mar 2006, 18:24

Permissões de Postagem