INTRODUÇàO.
O Wine fornece as funções e recursos usados pelo programa, respondendo às requisições feitas por ele da mesma forma que o Windows faria.
O programa pede para desenhar uma janela na tela e colocar uma figura dentro.
O Wine entende o comando e os converte para comandos que o X possa entender, de forma que a janela realmente seja criada, da mesma forma que seria no Windows.
O programa pede para imprimir uma pígina ou tocar algo na placa de som e novamente o Wine entende os comandos e os converte em instruções que possam ser executadas pelo sistema.
Devido a estas caracteràsticas, o Wine pode ser considerado um misto de wrapper (por direcionar e converter as chamadas feitas pelos programas) e implementação das dll's do Windows, que são os componentes que respondem parte destas chamadas.
De certa forma o Wine é um projeto mais ambicioso que o VMware, pois o objetivo é realmente substituir o Windows, permitindo executar os programas diretamente e sem uma grande perda de desempenho.
Caso o desenvolvimento do Wine jí estivesse concluàdo, poderàamos hoje executar qualquer programa do Windows, nativamente, lado a lado com os programas Linux. Seria um mundo ideal.
INSTALAÇàO E METODOLOGIA.
Semana passada, meu professor pediu pra fazer um seminírio de segurança e resolvi falar sobre virus, worms, derivados, etc.
Para isso tive que instalar a míquina virtual VMWare no meu Linux/Ubuntu 7.04, tive muitos problemas e quando finalmente consegui. O rendimento desejado foi desanimador.
Por isso resolvi mostrar uma ferramenta chamada Wine que substituirí “futuramente” as míquinas virtuais. Após fazer inúmeras pesquisa a respeito do software.
Fiz a instalação do mesmo e concluir que usa usabilidade é muito satisfatória (“Adeus Míquina Virtual”);
Neste pequeno tutorial vou mostrar como instalar utilizando o apt-get (repositório) por interface grífica e por linha de comando.
Primeiramente vamos ver se o programa pode ser encontrado no respositório( Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic).
Na figura 1 podemos observar que o repositório encontrou o pacote Wine que no meu caso jí estí instalado.
Caso no seu repositório o Wine não esteja intalando, clique com o botão direito sobre o mesmo e marque a opção marcar para intalação.
Logo após, clique no botão Aplicar, que é mostrado na imagem abaixo e confirme a instalação.
É fícil observar que a instação é muito simples, pois pelo quando o pacote estí no repositório ele mesmo instala e configura em sua míquina o programa.
Figura 01. Instalando o Wine utilizando o Gerenciador de Pacotes Synaptic.
Por linha de comando também é muito simples. Basta você abrir um terminal ou shell e instalar como root: O seguintes comandos estão abaixo:
Para logar como root digite:
Logo após aparecerí uma entrada para digitar a senha.sudo -i
Pronto, agora que estí logado como root vamos baixar o Wine e fazer a instalação. Lembrando a você que a instalação é feita automaticamente pelo Linux.Código:Password:
Para baixar e instalar digite:
A imagem abaixo mostra todo o processo que eu fiz acima.Código:apt-get install wine
Figura 02. Instalando o Wine por linha do comando no Terminal.
RESULTADOS E TESTES.
Após ter feito testes sobre a utilização do Wine. Pude concluir que alguns programas não possuem um bom desempenho, e outros possuem melhor desempenho do que na plataforma Windows.
Existem também uma arte manha que, caso não seja feito, o programa dí erro na instalação. é a utilização da linha de comando. Que tem que ser escrito no Terminal é lógico.
Este comando abrirí uma Interface Grífica com o Wine, nesta é possàvel você configurar o aplicativo a ser instalado.Código:winecfg
É importante falar que em instalação anteriores que eu fiz sem utilizar o winecfg, as aplicações até instalaram.
Mas quando eu tentava executar dava erro de instalação. Então, resolvi fazer os testes utilizando o winecfg e o erro não voltou a acontecer.
O mas interessante pra se mostrar aqui é a aba “Applications”. Nesta você deve clicar no botão “Add application” e achar o executível do programa que deve ser instalado (.exe).
Também é importante a escolha da versão do SO: No meu exemplo eu utilizo a versão Windows XP.
As duas imagens abaixo mostra esse processo com mais detalhes.
figura 03. Localização do executível no Gerenciador de Arquivo.
figura 04. Configura a versão do SO.
Agora vamos instalar o bendito cujo do executível (.exe)
É importante você navegar por linha de comando para o diretório onde estí o executível.
Por exemplo: Na imagem abaixo podemos observar que o .exe que eu vou utilizar como exemplo estí localizado em "/home/dougufpa/Desktop".
Quando estiver no mesmo diretório do .exe você deve digitar o comando abaixo. Eu vou utilizar como exemplo o Instalar_CoolSMS.exe
Abaixo aparecem imagens que todo o processo de instação.Código:wine Intalar_CoolSMS.exe
É semelhando o next, next, ..., Finish do Windows :wink:
Figura 05. Aqui o Wine jí "Emula" a instalação do CoolSMS como é feito no Windows.
De agora em diante é só os passos que os utilizadores de Código Fechado utilizam. Não tem necessidade de eu ficar explicando.
Imagens falam mais do que palavras.
Bem pessoal.
A minha tarde e inicio de noite jí se foram. Eu fico por aqui e espero que este tutorial ajude a quem deseja utilizar o Linux, sem perder a qualidade de alguns programas daquela plataforma.
Neo: "Meu olhos doem."
Morpheu: "É por que é a primeira vez que você os utiliza. Você estí livre da Matrix (Windows)".
Abraço a todos!

Responder com Citação