Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 32
    Gray Hat
    Data de Ingresso
    May 2007

Tutorial - Instalando o Arch Linux

Introdução

Vou apontar neste tutorial, os passos necessários para a instalação do Arch Linux. Se trata de uma distribuição não muita conhecida aqui no Brasil, porém quem desejar experimentá-la, não encontrará muitos problemas no que diz respeito ao idioma, pois o pessoal do http://wiki.archlinux-br.org traduziu muita coisa jí, o suficiente para se "auto guiar", diga-se de passagem. O que ainda estiver em inglês, acredito que num futuro não muito distante, serí traduzido, conhecer mesmo que de forma bísica o idioma Inglês, digamos que seja essencial nos dias de hoje, seja em Linux, mercado de trabalho, informática em si, portanto tratem de se adequar hehe!

Eu poderia dizer com as minhas palavras os "prós" e "contras" da distribuição, mas creio que seja melhor apontar os links onde estas informações estão contidas, assim quem não conhece jí vai se acostumando com o Wiki em português, Planeta Arch, Fórum que me parece bem "pequeno" ainda, porém com informações e perguntas freqüentes bem dispostas nos tópicos, enfim lí vão os links úteis:

Página em inglês

:arrow: http://www.archlinux.org/

Dígina em português:

:arrow: http://www.archlinux-br.org/

Wiki em português:

:arrow: http://wiki.archlinux-br.org/

Fórum em português:

:arrow: http://forum.archlinux-br.org/

Através dos links acima, vocês vão "desbravando" e encontrando outras referências legais para estudo.

É de suma importância que procurem ler bastante os links que foram indicados, assim conhecerão os passos necessários "pós-instalação", haja vista que neste tutorial, irei abordar "apenas" a instalação do Arch.

Obtendo uma cópia do Arch Linux

O caro leitor pode fazer o download no endereço abaixo:

:arrow: http://www.archlinux.org/download/

Utilizei a versão x86_64 - 2007.08-2, mas sinceramente, isto pouco importa, afinal os passos da instalação são os mesmos independentemente da versão utilizada. Portanto, não fiquem duvidosos quanto o sucesso da instalação se a versão utilizada não for a mesma que a minha.

Passos da Instalação

Primeiro passo

Antes de tudo, o caro leitor deve ajustar o setup do micro para iniciar a partir do CD, óbvio. Digo óbvio, porque vou instalar utilizando um CD de instalação, existem outras formas de efetuar a instalação do Arch, vide tópicos indicados no inàcio desta postagem para maiores informações. Cada placa mãe possui uma BIOS diferenciada, acredito que cada um conheça seu hardware, mesmo que de forma básica, afinal conhecer o próprio hardware é um requisito básico para efetuar com sucesso a instalação do Arch. Vou falar rapidamente sobre este passo: ligue o seu micro, fique pressionando a tecla DEL ou DELETE, isso fará com que você "entre" na famosa BIOS. Utilize as setas do teclado e navegue até a opção que lhe dá o poder de selecionar o dispositivo que serí inicializado primeiro, faça a escolha do CDROM, fique atento para salvar as modificações e sair da BIOS.

Segundo passo

Assim que o CD do Arch carregar, existem algumas opções que podem ser selecionadas, aconselho apenas apertar Enter. Agora, o caro leitor pode digitar km e escolher o mapa do teclado. Um mapa que sempre escolho é o qwerty/br-abnt2.map.gz, claro que isso varia de teclado para teclado, mas acredito que a maioria seja este mesmo. Faça a sua escolha e siga em frente. Será pedido que o caro leitor escolha uma fonte para o console, pode tranqüilamente escolher a opção Skip, ou escolher a opção lat0-16, sempre escolho esta última opção, porém muita gente opta por ir em Skip, faça sua escolha e isso não influenciará negativamente, ao não ser que você "invente moda" heheh!

Terceiro passo

Chegou a hora! "Invoque" o setup e começaremos a "por a mão na massa". Para fazer tal ação, digite /arch/setup.

Prepare Hard Drive: Esta é a primeira opção, nela contém outras 4 opções, ou seja, submenus. As outras quatro opções são: Auto-Prepare, Partition Hard Drives, Set Filesystem Moutpoints e Return to Main Menu.

A opção Auto-Prepare, simplesmente irí apagar todo o disco ràgido, também irá criar automaticamente as partições necessárias para a instalação do Arch. O jeito Arch de ser, não combina muito com esta opção, haja vista que o sistema necessita que as configurações sejam feitas "na mão", portanto, não recomendo esta opção, ao não ser que ela seja ideal para você, por algum motivo.

A opção Partition Hard Drives, esta sim serí a nossa escolha, o caro leitor utilizará o cfdisk para particionar o disco ao seu modo, com uma partição Swap e outra / , o Arch jí "têm" o suficiente para ser instalado. Porém, digamos que apesar de esta ser uma escolha muito pessoal, apenas estas duas partições não são lí muito recomendadas, a criação de uma partição /home também é extremamente aconselhável, assim poderá guardar seus arquivos pessoais, de modo que eles "sempre" fiquem bem "confortados" hehe!. Quaisquer problemas com a navegação através do cfdisk, sintam-se a vontade para perguntar aqui mesmo neste tópico, o Google também aponta vários e vários artigos sobre o cfdisk, portanto achei desnecessário falar de forma mais detalhada sobre o dito cujo.

A opção Set Filesystem Moutpoints, não tem mistério, apenas aponte as partições para as mesmas serem montadas, estes são os principais diretórios, fique atento para não cometer nenhum engano, basta ler o que é pedido e apontar a partição determinada, partição essa que fora criada anteriormente, faça alguma modificação, se assim for necessário.

A opção Return to Main Menu, simplesmente retorna ao menu principal. Ah...! Não se esqueça de selecionar a opção Done, quando terminar de setar os pontos de montagem acima, também selecione Done sempre que jí ter terminado de configurar determinado item.

Quarto passo

Agora, vou falar sobre a opção Select Packages. Esta opção permite que o caro leitor escolha os pacotes que serão instalados, pacotes estes que estão contidos no CD e, apenas no CD. Para minha necessidade pessoal, sempre opto por selecionar todos os pacotes, porém isso varia com a necessidade de cada um, faça sua escolha de acordo com as suas preferências e necessidades, se por algum motivo está indeciso e quer uma opinião minha, escolha todos os pacotes hehe!

Quinto passo

O nosso quinto passo, se trata da opção Install Packages, lembram dos pacotes que foram selecionados acima? Pois bem, chegou a hora de instalí-los, mas não se assuste, basta selecionar Ok e apertar Enter. Mas, não dizem que instalar o Arch é um bicho de sete cabeças? Pois é, espero estar matando este mito, como podem ver até agora, não houve nenhum passo extraordinário e nenhuma opção monstruosa. Sim, se trata de uma distro que não é voltada para o público iniciante, espero que tenham lido os links indicados no início da postagem, aí saberão o que estou dizendo. Em contrapartida, tudo é simples e objetivo, enfim vamos continuar!

Sexto passo

A opção Configure System, acho a mais legal =D. Aqui temos o poder de editar os arquivos que são localizados em /etc. Muita coisa podemos deixar como está, podemos também modificar tudo. Se o caro leitor jã é um usuário das antigas do Linux, creio que saberá o que fazer, na verdade nem precisarí ler este humilde tutorial. Vejam como exemplo, uma das possíveis configurações:

Segue abaixo a configuração que eu sempre utilizo, do LOCALIZATION:

Código:
    LOCALE=”pt_BR.utf8"

HARDWARECLOCK=”localtime”

TIMEZONE=”America/ Sao Paulo”

KEYMAP=br-abnt2

CONSOLEFONT="lat0-16"

CONSOLEMAP=

USECOLOR=”yes”
    Eu vou me empolgando e escrevendo muito hehe! Daqui a pouco ficará demasiadamente chato de ler isso, se é que já não está lol! O caro leitor pode e deve modificar os outros arquivos, HARDWARE, NETWORK, DAEMONS, /etc/rc.hosts, /etc/fstab, /etc/mkinitrd.conf, /etc/modprobe.conf, /etc/modules.conf, /etc/resolv.conf, enfim falar de cada ficaria um tanto quando enorme este tópico...quaisquer dúvidas, jí sabem. Ah...! Se não sabem o que fazer e, estão deixando tudo em Default, para depois estudar e saber mais sobre o sistema ( mesmo que não queiram, serão forçados a isso, se optarem pelo Arch ), pelo menos tomem vergonha na cara e editem o Set root password: fala sério, só digitar uma senha de root e repeti-lí.

Sétimo passo

Praticamente terminamos, falta instalar o bootloader, ou seja, a opção agora é a Install BootLoader. O caro leitor pode escolher ente GRUB e LILO. Para saber mais sobre cada um, basta fazer uma pesquisa no Google. Porém, se trata também de um gosto pessoal, particularmente instalei o GRUB.

Oitavo passo

Chegou a hora da opção Exit Install. Selecione ela e acabou! Digite reboot, não se esqueça de retirar o CD do driver hehe.

Conclusão

Existem outros tutoriais sobre o Arch pela net a fora. O meu só foi mais um. O Arch é uma distro ótima, porém é pouco conhecida, principalmente aqui no brasil, acreditem, minha intensão com este tutorial é divulgar o Arch, apenas isso. Nossa comunidade atualmente está com um número de visualizações ótimo, isto tende a crescer com o decorrer do tempo, então com a criação deste tópico, creio que meu objetivo de divulgação do Arch, será alcançado.

Desculpem se deixei alguns pontos importantes mal explicados, ou se não citem algo muito importante, não quis deixar este tópico muito extenso, sigam tudo como estí, inclusive as indicações dos links, eu garanto que irão conseguir instalar o bendito!

No final das contas, Linux é Linux ( eu disse Linux, não confundam com Ubuntu, Kubuntu, Kurumin ). Eu podia ter terminado sem essa, cuidado para não me chingarem com palavrões, pois, sendo assim, sofrerão moderação, sejam educados!

Abração a todos e boa sorte!

Autor
    Pl4c3b0_

Gray Hat Avatar de Douglas Almeida
    Data de Ingresso
    Dec 2005

Re: Tutorial - Instalando o Arch Linux

E ai mano, muito bom o tutorial.

Parabéns!

@br4¢0§!

Newbie
    Data de Ingresso
    Apr 2007

tutorial excelentàssimo!!!

valeu! xD

Hacker
    Data de Ingresso
    May 2005

Só nã?crio coragem pra instalar no Arch novamente, por causa do ocorrido Kernel panic com o Kernel Default da distro
    ....quem sabe, em uma nova versão?ele, eu tente novamente

Belo Tutorial Placeeeeeeeebo!

Gray Hat
    Data de Ingresso
    May 2007

Obrigado pelos comentírios, pessoal!

Aà Iron, gostaria muito de saber sua opinião depois de você testar esta distro, no belo e reluzente dia que você, por ventura, instalí-la, não esqueça de tecer sua opinião hehe!

Na próxima edição da Revista Invaders, irei falar sobre o pacman, abração para todos!

]['s
    placebo.

Moderador Avatar de M4CK
    Data de Ingresso
    Jul 2007

grande Pl4c3b0_
    belo tutorial, agora estou pensando em instalar o Arch
    hehe

abraços
    []'r

Newbie
    Data de Ingresso
    Nov 2007

Ola

Excelente tutorial!

Eu particularmente estou adorando o "Arch" pela sua simplicidade e é claro pelo seu gerenciador de pacotes "o Pacman".

Abraços

Gray Hat
    Data de Ingresso
    May 2007

Obrigado, pessoal.

Citação Postado originalmente por j0el
    Ola

Excelente tutorial!

Eu particularmente estou adorando o "Arch" pela sua simplicidade e é claro pelo seu gerenciador de pacotes "o Pacman".

Abraços
    Olí j0el, também tenho a mesma visão que você, a simplicidade do Arch e a eficiência do pacman, me encantam.

pacman -Syu
    :arrow:

]['s
    placebo.

Hacker
    Data de Ingresso
    May 2005

Pl4c3b0_ , o garoto propaganda do Arch
    hueheuehueheuehe

AINDA quero usar o ARCH....mas...vou esperar uma próxima versão do mesmo...

Gray Hat
    Data de Ingresso
    May 2007

heheh

O Judd Vinet ( criador do Arch, que deixou a liderança do projeto para o Aaron Griffin ), poderia me conceder alguma camiseta especial ou brinde sei lí, por eu ser o garoto propaganda ( não oficial huahuahu ), da distribuição aqui no Brasil 8) .

]['s
    placebo.

Tópicos Similares

1. [Tutorial] Instalando o Slackware Linux 12.0
    Por Pl4c3b0_ no fórum Linux / Unix / FreeBSD
    Respostas: 66
    Último Post: 08 Apr 2009, 10:42
  2. [Tutorial] Instalando Red Hat Linux
    Por souzadc no fórum Linux / Unix / FreeBSD
    Respostas: 5
    Último Post: 24 Jul 2007, 18:21
  3. [Tutorial] Instalando linux