Após passar um bom tempo sem aparecer por estas bandas, estou de volta
. Não com força total, mas agente faz o que pode.
Introdução ao PHP é uma série de tópicos, no qual, abordaremos o básico sobre o PHP.
Para começar, é necessário ter o mínimo de conhecimento em programação, pois, não ficarei me prendendo em explicações de comandos em que todos conhecem ou deveria conhecer.
Uma Breve Introdução
O que é PHP?
PHP (um acrónimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor") é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web, como por exemplo a Wikipédia.
Instalando o PHP
Para fazer o download do PHP basta entrar na pagina de download do site oficial do PHP, baixar e instalar normalmente¹.
Porem, podemos optar por programas, que já instalam um ambiente "completo" como é o caso do EasyPHP e do XAMPP.
¹ Necessário instalar o Apache separadamente.
Ao PHP
Marcadores
Para demarcar o início de um script PHP, existem diversas tags, porem a recomendável é a seguinte:
Código PHP:
<?php
código;
?>
Separador
Assim como no C ou no Object Pascal, devemos definir onde é o fim de um comando por meio do ponto-e-vírgula [;].
Código PHP:
<?php
$forum = invaders;
echo $forum
?>
Obs: O último comando não necessita de separador.
Comentários
Comentários de uma linha são definidos por // (barra-barra) ou # (cerquilha, sharp, jogo da velha, etc).
Código PHP:
<?php
echo "Isso eu vejo!";
// echo "Isso eu não vejo!";
?>
Comentários de múltiplas linhas são realizados por /* */.
Código PHP:
<?php
/*echo "Eu não vejo";
echo "nada disso =/";*/
?>
Interpretando um arquivo PHP
Após criar seu script php, salvamos com a extensão .php no diretório do seu servidor.
Para quem instalou o EasyPHP, este diretório por padrão é o \www, localizado dentro da pasta de instalação do EasyPHP.