Resultados 1 a 3 de 3

Portas e endereços IPs - Como entender ?

Olá!
    Quero deixar bem claro, que estou estudando esses determinados assuntos para fins de segurança e não para praticar atos ilícito.
    Quero entender como funcionam as portas de computadores e os endereços ips. Por exemplo, uma invasão sobre um computador ? Como é feito ? O usuário acha a vulnerabilidade na porta para que assim possa fazer a invasão ? E as portas são usadas especificamente para que ? Algum bom artigo que explica ?
    Obrigado!
    "Não existe limites para a mente humana... sendo então ilimitado nosso poder de realização."
    (Victor Zangerolame Fim)

"Pessoas inteligentes falam de idéias,
    pessoas comuns de coisas e
    pessoas mediocres falam de pessoas."
    (Platão)

"A imaginação é mais importante que o conhecimento."
    (Albert Einstein)

"Ensinar é aprender duas vezes."
    (Joseph Joubert)

Administrador Administrador Avatar de souzadc
    Data de Ingresso
    Jan 2005
    Cara,

Amigo cybermaster,

Antes de mais nada o correto é aprender e não apenas ter noção como um todo. Por isso recomendo que faça um curso de redes para aprender sua teoria e prática afim de começar ir compreendendo certos aspectos.

Deixarei aqui como opção dois Cursos:

under-linux - Curso completo de redes gratuito

http://under-linux.org/curso-de-rede...er-linux-1336/

Guia do Hardware - Ótimo curso também, recomendo a leitura completa e não apenas a indicação que estarei fazendo:

http://www.hardware.com.br/livros/re...to-portas.html

Sem mais!!!!!
    ==>

Dúvidas somente no fórum, NÃO respondo via MP's, MSN, Orkut, E-mail e afins. Obrigado!

Moderador Avatar de Marcelo Moraes
    Data de Ingresso
    May 2007
    Souza disse tudo!! A teoria de como funciona os protocolos e como o tráfego ocorre é o essencial antes de começar a estudar teste de intrusão.

Pela sua pergunta você parece bem iniciantes nisso, bem eu recomendo um livro chamado "Redes de Computadores" de Andrew Tanenbaum , é um livro bem grande, mas creio que não é necessário ler todo ele e sim apenas o essencial para o aprendizado...

Amigo,

Vamos lá uma vulnerabilidade não ocorre na porta em si, e sim no serviço que está rodando nela... Pois não tem lógica o administrador de redes liberar uma porta no firewall apenas por libera-la...

Os processos para um Pentest começam em primeira coisa em levantamento de informações, como captura de banners, portas abertas e os seus respectivos serviços que estão rodando e suas versões. Após isso terá que passar por um processo de análise para a busca de exploits.

Vale lembrar que vulnerabilidades podem ser exploradas localmente como remotamente.

Abraços,
    Att,
    Marcelo Moraes.

Permissões de Postagem