Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 51
    White Hat Administrador Avatar de fvox
    Data de Ingresso
    Sep 2005
    acpguedes, sim, funciona. Porém, não com a otimização que o smiley se referia.
    Ontem debatemos isso no MSN...

(01:55) smiley face: tail optmization
    não vem por padrão?
    (01:55) Junior Moraes: a unica linguagem que vem por padrão é python, se não me engano... C, java, ruby e perl não.
    (01:55) smiley face: tem que compilar com
    manjei
    mas pq não vem com?
    oO
    (01:55) Junior Moraes: não ué.
    não exatamente
    (01:56) smiley face: pq n colocam por padrão?
    (01:56) Junior Moraes: a tail optimization meche com estruturas e controle de fluxo.
    no caso do perl, os ponteiros de scalar em 'local'
    a optimização se perde nisso
    (01:56) Junior Moraes: se ao invés de return, você inserir um goto, terá a tail optimization
    (01:57) Junior Moraes: tail optimization não é uma implementação em si.
    (01:58) smiley face: nesse caso não é tail optmization
    mas falei como se fosse,alias.
    é simplesmente cache do resultado de funções pra posterior uso em contextos recursivos.
    (01:58) Junior Moraes: não tem bem cache, na linguagem que for. pera ai, vou tentar codar aqui
    (01:59) Junior Moraes: até porque a porra da função que te passei é uma bosta... duplamente recursiva LOL um momento
    (02:00) smiley face: sim
    mas eu achei que perl tivesse cache da porra do resultado de funções!
    kkkkkkkkk'
    mas não tem
    (02:00) smiley face: nem python alias
    e provavelmente nem ruby
    (02:00) Junior Moraes: nenhuma tem heuaehuh

Deste modo, não possuindo o contexto de local e nem utilizando goto, conseguimos optimizar o algoritmo de fibonacci através da feature state do Perl:
    Código PHP:
    use strict;
    use 
    warnings;
    use 
    feature qw(say state);

sub fib {

state $m = {

=> 1,

=> 1,
        };
        return 
    $m->{$_[0]} //= fib($_[0] - 1) + fib($_[0] - 2);
    }

say fib 45
    A recursão ainda existe, e o resultado é imediato... =)

[]'s
    Última edição por fvox; 14 Jan 2012 às 10:11.
    Acha que está caindo na insanidade? Mergulhe!

Twitter | Blog | Facebook | Github

Hacker Avatar de acpguedes
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    @fvox, mas pqp, polemica de mais!!! hahaha

mas valeu por defender nossa classe!

Ai vai outro script que tbm gera Fibonacci

não calibrei o script, esta como o original...

Código PHP:
    #!/usr/bin/perl  #--------------------------------------------------------------------# #Fibonacci Generator #       Date Written:   22-Jul-2001 10:12:09 AM #       Last Modified:  13-Aug-2001 10:06:30 AM #       Author:         Kurt Kincaid # #       This is free software and may be redistributed under the #       same terms as Perl itself. #--------------------------------------------------------------------#  use Getopt::Std; use Math::BigInt;  $| = 1; $VERSION = "1.2"; $x = Math::BigInt->new(1); $y = Math::BigInt->new(2);  getopts("ch");  $\= $opt_c ? "\n" : " ";  if ( $opt_h ) {     print <<END; Fibonacci Generator v$VERSION Usage: $0 [-ch] [number] -c\tPrint output in a single column (default is rows) -h\tPrint help text (what you're reading now)      Include how many numbers in the sequence you want,      otherwise it defaults to 100. END     exit; }  my $stop = shift || 100;  print $x; print $y; for ( 3 .. $stop ) {     ( $x, $y ) = ( $y, $x+$y );     print $y; } 
    Creditos: esta no proprio script
    Site: PerlMonks
    So respondo se a consiencia perguntar!!!
    Não Respondo MP's de perguntas, as faça em um tópico!

Perl User, Bioinformatcs Programmer!

Data de Ingresso
    Sep 2011
    foi mal o flood, mas esse script usa outros aperfeiçoamentos,
    apesar de ser pesado na memoria o carregamento dele é incrivelmente rápido!

XD

ps: antes que alguém venha postar e me xingar, eu concordo com a velocidade de C
    acho uma Linguagem incrível... e essa comparação idiota de velocidades foi feita para sanar duvidas que haviam sido geradas no shoutbox
    Mas escolha da linguagem depende da afinidade do programador e do propósito que será aplicado
    não que não possa usar uma linguagem fora do propósito... tudo é possível!
    XD

Não é polêmica.Apresentei scripts de mesma semântica e fiz o profile entre eles.
    O script em perl com semântica igual ao em C apresentado no tópico roda normalmente.
    Entretanto,por causa do nivel de recursividade do programa ele irá ou travar ou demorar horrores para retornar o resultado,o que é infinitamente mais devagar que em C.
    O novo código apresentado por você é equivalente em semântica ao primeiro código em perl apresentado no tópico enquanto o do fvox vale-se de otimizações.
    Independente das otimizações feitas em perl,esse ainda será infinitamente mais devagar que o em C (o que você parece não entender) já que esse é compilado e o perl é interpretado (o interpretador é em C,inclusive).
    Só existe um ponto em fazer profiling entre linguagens se se tem a menor idéia do que está fazendo,o que não é o seu caso.

Moderador Avatar de _Guga_
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    cara, vou dar minha possível explicação e uma possível solução.

vamos do inicio, o que é a sequencia de fibonacci? uma sequencia de numeros definidas pelas equações:

fib 1 = 1
    fib 2 = 1
    fib n = (fib n-1) + (fib n-2)
    ou seja, cada valor da progressão é a soma dos dois valores precedentes. Podemos dizer entao que os 10 termos dela são:

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55
    agora gostaríamos muito de escrever uma função que calcule fib n para qualquer valor de n. Suponha que traduzimos a definição da sequencia de fibonacci para essa função recurssiva em C:

Código:
    int fib( int n )
    {
         if( n <= 2 ) return 1;
         else return fib( n - 1 ) + fib( n - 2 );
    }
    isso com certeza é simples e a função irá funcionar corretamente. Mas fiquem atentos para a saída na medida que vc executa um teste com essa função. Para valores de entrada pequenos, o programa é até bastante rápido. Mesmo para valores moderadamente grandes, no entanto, o programa faz pausas incrivelmente longas entre cada saida. Por exemplo, tente valores entre 30 e 50 para ver esse efeito.

é amigo, isso n faz muito sentido. Munido de um lápis, papel e um calculadores vc poderia calcular esses valores de forma bem rápida, de modo que o computador nao deveria levar tanto tempo para fazer.

Quando eu me deparei com esse tipo de problema a algum tempo atrás, eu inseri mensagens de monitoramento na função e consegui montar uma arvore de chamadas, digamos que passamos o valor 6, aqui está a arvore de chamada que é construida:

Código:
                                                   fib              (6)
                                          /                               \
                                   fib(5)                                 fib(4)
                                  /      \                                 /     \
                        fib(4)              fib(3)                    fib(3)    fib(2)
                       /       \            /      \                   /    \
              fib(3)          fib(2)  fib(2)     fib(1)         fib(2)     fib(1)
              /     \
        fib(2)     fib(1)
    se torna dessa forma aparente o porquê de a função demorar tanto tempo. Ela fica calculando os mesmos numeros repetitivamente. Nesse exemplo ae, o calcula de fib(6) chama fib(4) duas vezes e fib(3) tres vezes. Bem diferente do calculo que vc faria com lapis e papel nao é?
    com lapis e papel vc simplismente escreveria os valores à medida em que eles fossem calculados e somaria os dois ultimos para obter o proximo ate q vc alcançasse o termo desejado, dessa forma, nenhum valor da sequencia sera calculado mais de uma vez.

obtemos dessa forma uma nova função:

Código:
    int fib( int n )
    {
       if ( n <= 2 ) return 1;
       int fold = 1;
       int fold2 = 1;
       int fnew;

int i;

for( i = 3; i <= n; i++ )
       {
              fnew = fold + fold2;
              fold2 = fold;
              fold = fnew;
        }

return fnew;
    }
    sem nenhuma POG e facil de entender. Essa função é executada MUITO mais depressa do que a versao recursiva.

enfim é só!

abraços, T+
    Última edição por _Guga_; 11 Feb 2012 às 19:51.

I must not fear. Fear is the mind killer.

Data de Ingresso
    Apr 2006
    reerguendo o tópico..

eu estava dando uma olhada na conversa que o fvox teve com o smiley face sobre tail optimization e reparei algo que o fvox disse:

(01:55) Junior Moraes: a unica linguagem que vem por padrão é python, se não me engano... C, java, ruby e perl não.
    Isso me despertou uma certa curiosidade e vim testar, porém com a linguagem C++, utilizando templates ( recurso poderoso do C++ para programação genérica e meta-programação ) criei uma função para testes:

Código:
    template <typename T>
    T foobar( T t ) 
    {
       cout << t << flush << '\n';

if ( !t )  return t;

return foobar( t - 1 );
    }
    eu verifiquei no GCC, e no entanto, contrariando minhas expectativas pessimistas, o código gerado foi:

Código:
      5   T foobar( T t ) {
        6       cout << t << endl;
    -   0x401362    <main+22>:      mov    %esi,0x4(%esp)
    -   0x401366    <main+26>:      movl   $0x4740c0,(%esp)
    -   0x40136d    <main+33>:      call   0x448620 <_ZNSolsEi>
    -   0x401372    <main+38>:      mov    %eax,%ebx
        7      if ( !t ) {
    -   0x4013a5    <main+89>:      test   %esi,%esi
    -   0x4013a7    <main+91>:      je     0x4013c8 <main+124>
        8         return t;
        9      }
        10     return foobar( t - 1 );
    -   0x4013a9    <main+93>:      dec    %esi
    -   0x4013aa    <main+94>:      jmp    0x401362 <main+22>
        11  }
    Como podem ver, a chamada recursiva tornou-se um jump devolta para o entry point da função. Porém esse tipo de otimização é realizada pelo GCC se o código for compilado com otimizações habilitadas, neste caso: -o2.

Não sei se é um tipo de otimização que todos os compiladores C++ implementam e também desconheço se no C exista algo semelhante, também não está especificado no ISO C++03 e tampouco no ISO C++11 sobre essa façanha.

PS: pra quem usa o VC++ ( como eu ), para habilitar a tail call optimization, navegue para Project Property > Configuration Properties> C/C++ > Optimization e sete otimização para /O2 ou /Ox =)

Quanto ao C, se algum compilador o fizer, acredito que funções como:

Código:
    unsigned f( unsigned a ) 
    {
        if ( !a ) return a
        return f(a - 1) + f( a - 1);   
    }
    são reescritas para depois traduzidas em funções equivalentes das quais pode-se aplicar a otimização, no caso da função acima, o return poderia virar algo do tipo return 2 * f(a-1), mas mesmo assim ainda não daria pra aplicar a otimização, o compilador teria que certificar-se que o tail da função fique dessa forma: return f(....)

Então provavelmente usaria um parametro auxiliar, algo do tipo:

Código:
    unsigned f( unsigned a, unsigned multiplicative_accumulator = 1 ) 
    {
        if ( !a ) return multiplicative_accumulator * a;

return f( a - 1, multiplicative_accumulator * 2 );  

}

enfim é isso,

abraços
    Última edição por _Guga_; 11 Feb 2012 às 20:53.

Quando se trabalha com acessos os resultados são totalmente diferentes da mesma forma de quando se trabalha com calculos não há nenhuma conexão, mas no vídeo mesmo mostra que a calculação do perl é muito mais rápida sim!!!

Data de Ingresso
    Apr 2006
    Citação Postado originalmente por rock.ownar Ver Post
    Quando se trabalha com acessos os resultados são totalmente diferentes da mesma forma de quando se trabalha com calculos não há nenhuma conexão, mas no vídeo mesmo mostra que a calculação do perl é muito mais rápida sim!!!
    http://modperlbook.org/html/13-12-Co...erl-and-C.html

abraços

Data de Ingresso
    Sep 2011
    Perl perde pois tem que sofrer uma "compilação" toda vez que é executado, não atentei tambem para recursividade.

Mas acho que poderiamos fazer a mesma comparação mas após os programas terem sidos executados. (
    (ficou confuso)

colocando o mesmo padrão de logica e um STDIN (entrada do usuario)
    Apos iniciar a execução contamos o tempo a partir da entrada do valor por parte do usuario.
    Ficaria mais logico.

Pois considerando o tempo para iniciar a execução do programa em Perl é quase irrelevante,
    iriamos medir o tempo de calculo.

Mas como o smiley ja havia dito, "Só ha um motivo de se fazer profiling entre linguagens.".

(Pow Guga, essa imagem da sua assinatura é viciante... kkkkk... patada mo loca!)

Data de Ingresso
    Apr 2006
    cara, essa citação do link que eu postei diz tudo e não preciso entrar em detalhes técnicos para provar isso, embora caso se torne necessário eu o faça.

To simplify the task, we are going to demonstrate only the fact that C is more suitable than Perl for mathematical and memory-manipulation task.
    abraços

Permissões de Postagem