Oi pessoal esse é meu primeiro Tutorial então vamos pegar leve caso eu cometa algum erro rsrs.
Enfim,vamos falar de Manipulação de String:
P:Mas oque seria isso ?
R:Manipular String,seria basicamente poder editar a nosso favor uma String.
P:Mas oque seria uma String ?
R:String,é basicamente uma Lista de Caracteres,ou seja ela pode conter palavras,textos,até numeros desde que eles sejam convertido pro formato de String.
Primeira coisa é entender que uma String comun tem um tamanho maximo de 255 caracteres,é logico,isso se não usar algum metodo de mudanças que veremos mas para frente,então a pergunta é,e se eu quizer criar uma String que pode conter no maximo 10 caracteres ?
Simples,basta pensar,se String é uma lista de caracteres então basta colocar deste modo:
Essa "ManipulacaoDeString",é uma String de no maximo 10 caracteres,ai vem outra pergunta,e se eu quizer pegar o 5º caractere dessa String ?Código:Var ManipulacaoDeString: String[10];
Simples,como String é um Array de caracteres,podemos fazer deste geito:
Neste caso o resultado seria a letra R,como podem ver não é tão dificel,com esta mesma logica podemos até mesmo inverter uma String usando um For exemplo:Código:ManipulacaoDeString:= 'Tutorial' ShowMessage(ManipulacaoDeString[5])
Como podem ver,com um pouco de logico facilmente consegui reverter a String,mas vcs que são Novatos e estão intereçados devem estar se perguntando pra que serve alguns comandos né ? Então vou explicar alguns comandos usados na manipulação de String em geral:Código:Var I: Integer; ManipulacaoDeString: String; StringRevertida: String; Begin ManipulacaoDeString:= 'lairotuT'; //Como podem ver a String já está invertida e iremos reinverter For I:= 0 To Length(ManipulacaoDeString) Do//O For repite do 0 até o 8,que é o tamanho da String. Begin StringRevertida:= StringRevertida + ManipulacaoDeString[Length(ManipulacaoDeString) - I]; End; ShowMessage(StringRevertida); End;
Comandos:
Length - Esse comando consegue pegar o tamanho de String em numero,ou seja no caso se eu tiver uma String com o valor "Tutorial",ele resultara em 8.
Exemplo de Uso:
Pos - Esse comando é usado para pegar a posição em numero de uma SubString dentro de nossa String,usando-o eu poderia pegar a posição de "O" numa String "Comando",neste caso retornaria 2.Código:Var I: Integer; S: String; Begin S:= 'Aprendendo a programar xD'; I:= Length(S); ShowMessage(IntToStr(I)); //O IntToStr é usado para converter nosso valor de Inteiro para String,nesse caso o valor retornado é 25. End;
Exemplo de Uso:
Código:Var I: Integer; S: String; Begin S:= 'Aprendendo a Programar xD'; I:= Pos('n',S); //Neste caso a função retornaria 5,pois é em que posição em numero a SubString "n" está. ShowMessage(IntToStr(I)); //Função usada para poder visualizar o resultado,em forma de dialogo. End;
Copy - Esse comando é usado para copiar partes de uma String podendo ser passado para outra String,ou copiar para a mesma String.
Exemplo de Uso:
Ai pessoal por enquanto são só esses mas se quizer se aprofundar mais no assunto tem muito mais ainda como :Código:Var String1: String; StringQueCopia: String; Begin String1:= 'Valor vai ser copiado'; StringQueCopia:= Copy(String1,14,7); //Como podem ver ele vai começar copiar do caractere 14 e vai copiar 7 em diante,ou seja do 14 até o 21,retornado "Copiado". End;
Insert.
Delete.
LowerCase.
UpperCase.
StringReplace.
Entre outas...
Até a proxima

Responder com Citação