Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Inciante e o System Pause

Lamer
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Post Thanks / Like

Inciante e o System Pause

Bom Dia!

Sou iniciante em C, cheguei a esta linguagem pois quero programar motores de passo, pois bem estou no inicio atraves de apostilas da internet, o programa do Estou vivo, que simplesmente coloca amsg na tela tem de ter o System(Pause) antes do return (0) para colocar a msg na tela ou não precisa.

Pergunto pois atraves de um curso no Youtube ele utiliza o System e funciona legal , mas em tres apostilas que procurei informações eles não utilizam o System aí a tela só da uma "piscada" e não coloca a msg.

Estou utilizando o DEV C++.

Aguardo.

César

Moderador ingresso Avatar de .Nero
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Post Thanks / Like
    Vamos lá, em C temos o seguinte:

- System("PAUSE"); ==> Função que simplesmente "pausa" a aplicação criada para que o usuário possa ver a saída gerada (Ex.: uma frase, um resultado de conta, uma matriz, um array, etc). Para fechar a aplicação basta fazer alguma entrada via teclado, apertar a tecla Enter, por exemplo. Essa função é necessária quando se programa aplicativos que rodarão via linha de comando e isso evita a "piscada" que você citou, que nada mais é que a inicialização e encerramento rápido do programa, ele funciona, porém é muito rápido.

Recomendo fortemente você olhar essas documentações online sobre C:

- http://en.cppreference.com/w/c
    - http://www.acm.uiuc.edu/webmonkeys/book/c_guide/

Moderação: Tópico movido para área correta.
    Última edição por .Nero; 13 Nov 2012 às 09:02.
    - kiss principle -
    - repeat after me: harem -

Old School ingresso Avatar de .legaCy
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Post Thanks / Like
    Não recomendo o uso da função system() pois ela deixa o programa restrito a uma plataforma.
    costumam usar system("pause") porém é o mesmo que ir no cmd e digitar pause.
    a "piscada" acontece porque ao abrir o executavel a tela de console abre, e ao executar todas as instruções do programa a janela é fechada,coisa que não aconteceria se você abrir o cmd e chamar o programa por lá.
    Faça uma doação em bitcoin: 14zQW8RrvuHoKjQp6Y4EBqA38yvPauwGwA
    Menos estado e mais progresso.

Microsoft Technology Associate: Software Development Fundamentals (C#)

Lamer
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Post Thanks / Like
    rdxdt!

Agradeço a resposta, enviei um msg para o forum mas não chegou, bem vamos as questoes,

- Estou utilizando o system("pause") para "ver" a ação do programa, salvo o arquivo no DEV e F9, o que é cmd, como utilizar, seria a tela do DOS?

- Meu interesse no C++ é para programar motor de passo, voce conhece material dedicado ao assunto?

-Já aprendi como hobbby outras linguagens no passado, mas se perderam no não uso, dbase, Visual basic, voce saberia algum livro para recomendar sobre o C que utilizasse o metodo "receita de bolo"?

Agradecido pela atenção.

Abraço.

César

Moderador Avatar de eduardu0
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Post Thanks / Like
    Te adianto que programação não se aprende com receita de bolo.
    Pense em uma frase bonita.

Lamer
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Post Thanks / Like
    eduardu0!

tenho um livro de 2001 de VisuaL Basic aonde era utilizado este sistema "receita de bolo", sabe colocar no final do livro um objetivo e seguir apredendo até chegar lá.

mas então no C++ não posso esperar isto?

o que é cmd?

um livro para indicar?

já perdi o numero de apostilas que baixei(para não dizer que algumas são muito parecidas), mas não acontece o esperado, seja um programa de converter dias em anos, de calcular o quadrado de um numero, de comprar para ver se o numero digitado é menor, igual ou maior que 10. Enfim todos estes exemplos o computador da uma "piscada" a tela não apresenta a resposta.

Desculpe as perguntas e colocações de um novato(bem verde no assunto) mas só queria um manula, livro, apostila enfim uma forma de seguir aprendendo e acrescentando comandos e conhecimentos.

SDS

César

Old School ingresso Avatar de .legaCy
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Post Thanks / Like
    Citação Postado originalmente por cesar_rs Ver Post
    eduardu0!

tenho um livro de 2001 de VisuaL Basic aonde era utilizado este sistema "receita de bolo", sabe colocar no final do livro um objetivo e seguir apredendo até chegar lá.

o que é cmd?

um livro para indicar?

já perdi o numero de apostilas que baixei(para não dizer que algumas são muito parecidas), mas não acontece o esperado, seja um programa de converter dias em anos, de calcular o quadrado de um numero, de comprar para ver se o numero digitado é menor, igual ou maior que 10. Enfim todos estes exemplos o computador da uma "piscada" a tela não apresenta a resposta.

Desculpe as perguntas e colocações de um novato(bem verde no assunto) mas só queria um manula, livro, apostila enfim uma forma de seguir aprendendo e acrescentando comandos e conhecimentos.

SDS

César
    É errado dizer a "tela do dos" visto que hoje em dia os sistemas operacionais windows são NT e não DOS based,então o certo é dizer a tela de Console,e sim o cmd é uma tela de console.
    Faça uma doação em bitcoin: 14zQW8RrvuHoKjQp6Y4EBqA38yvPauwGwA
    Menos estado e mais progresso.

Microsoft Technology Associate: Software Development Fundamentals (C#)

Moderador Avatar de eduardu0
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Post Thanks / Like
    Citação Postado originalmente por cesar_rs Ver Post
    eduardu0!

o que é cmd?

um livro para indicar?

SDS

César
    César, os livros geralmente trazem partes de códigos e vão explicando detalhadamente, mas sempre há grandes blocos de texto, ou seja, teoria.

O que tem que fazer é colocar a teoria em pratica.

O que eu tentei expressar é que não adianta ficar pegando código pronto (receita de bolo) se você não souber entender ou fazer por conta. Olhar código pronto te ensina a interpretar código pronto. Colocar a mão na massa te ensina a programar.

Em relação ao CMD, você deve fazer o seguinte:

1) Abre o Executar (iniciar -> executar)

2) Digite CMD e pressione enter

3) Na tela preta, insira os comandos para chegar até no diretório onde está o programa compilado
    exemplo:

Código:
    cd c:\programas\
    4) execute o seu programa chamando-o no console pelo nome:
    exemplo:
    Código:
    teste.exe
    O programa será executado e finalizado, você terá o retorno (caso o seu programa tenha alguma saída) em tela e o console que foi aberto por você não sera fechado pelo programa.

Você tem que entender que a grosso modo o compilador executa o software pelo console, mas do mesmo jeito que ele abriu, quando o programar acabar de rodar ele encerrará o console também.

Se você programar para console, o ideal é sempre colocar uma chamada de Menu, ou seja, após executar a rotina, ele volta para uma tela inicial onde o utilizador pode inserir outras opções e continuar com o programa aberto.
    Pense em uma frase bonita.

Membro Avançado ingresso
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Post Thanks / Like
    Citação Postado originalmente por eduardu0 Ver Post
    O que eu tentei expressar é que não adianta ficar pegando código pronto (receita de bolo) se você não souber entender ou fazer por conta. Olhar código pronto te ensina a interpretar código pronto. Colocar a mão na massa te ensina a programar.
    Não que não conseguir interpretar código pronto seja algo completamente desnecessário, César.
    Muitas vezes, em projetos open source ou quando esta trabalhando em equipe dentro de uma empresa, você terá que interpretar códigos, entrar na mente do programador que fez o código e entender o que ele fez com cada rotina, cada variável, e você ter a sua própria crítica para saber se ele fez da forma ideal e mais eficiente ou se ele fez uma gambiarra terrível.
    Caso ele tenha feito de uma forma mágica, a ideal, aprenda como ele fez e tente repetir ou até mesmo melhorar.
    Se não, pode apagar tudo e fazer da forma que deveria ter sido feito.

E lembre-se de não se prender totalmente as suas manias de programação, pois é bom respeitar as já atuais convenções do projeto que você estiver mexendo.

Permissões de Postagem