AULA 02 - Programando Em C
Bom dia!
Nessa aula vamos entrar no basicão de C.
Primeiro vamos analizar um programa para mostrar as funções;
Código:
#include <stdio.h> /*inclui a biblioteca studio.h funções de entrada e saida*/
int main() /*cria a função principal de C*/
{ /*abre a função*/
int x; /*cria a variavel x*/
scanf ("%d",&x); /* aki vai uma função bem importante e muito util..a funcção scanf. ela funciona no auxilio de entrada de valores, ou seja,tudo que entra. Exemplo disso é o teclado. ja dentro dos parenteses a variavel '%d' diz que ao programa que ele ira ler um numero inteiro, ou seja, 1,5 ,45, numeros que não tem virgula e nem são separados por casas, apenas inteiros. Ja a função '&x' diz ao programa que ele ira grava o numero digitado na variavel 'x'. isso ficou claro?*/
printf("%d", x); /* printf como ja foi dito anteriormente é o dispositivo de sada do programa.Ele vai ser utilizado como o Monitor, onde voce pode visualizar as informações contidas. Novamente entra ai a variavel '%d' que ja passou pela leitura do teclado na função scanf so que dessa vez ela mostrara os valores na tela. A função 'x' por sua vez, so ira ser lida, pois so esta sendo declarada a varivel 'x' e não o sinal de '&' que server para gravar os valores digitados na variavel.*/
return(0); /*como não havera retorno de informações a opção return sera 0*/
} /*fecha a função principal e encerra o programa */
Funções
Uma função nada mais é do que um bloco de codigo que chama a função antes de executar a variavel principal, ou seja, main().
um exemplo de funções é o seguinte:
cheguei agora da padaria; função antes de executar a principal
variavel principal;
ler a função;
imprimir a função na tela;
entenderam como funciona uma função?
agora vai um exemplo de programa chamando a função primeiro antes da variavel principal.
Código:
#include <stdioh.h>
int funcao()
{
printf ("Ola";
return(0);
}
int main ()
{
funcao();
printf ("Eu estou vivo");
return(0);
}
Espero que tenham entendido e espero respostas sobre o que esse programa faz...
c não souberem topic aki...pois estou aki para isso...sugestoes, reclamações duvidas...Mp ok?
abraços